Brasil

Associação com elite reduz chance de Aécio vencer, diz FT

O jornal britânico afirma que o eventual apoio do PSDB à candidatura de Marina no segundo turno poderia ajudar a candidata do PSB a derrotar Dilma


	Aécio: "Neves tem lutado para ganhar a confiança dos brasileiros mais pobres e para acabar com a imagem de playboy ", diz texto
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Aécio: "Neves tem lutado para ganhar a confiança dos brasileiros mais pobres e para acabar com a imagem de playboy ", diz texto (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 10h32.

Londres - A correlação do nome do candidato Aécio Neves (PSDB) com privilégios e os valores da elite torna improvável uma vitória tucana nas eleições presidenciais. A avaliação consta de reportagem publicada na edição desta sexta-feira, 3, do jornal britânico Financial Times.

Diante dessa análise, o jornal britânico afirma que o eventual apoio do PSDB à candidatura de Marina Silva no segundo turno poderia ajudar a candidata do PSB a derrotar Dilma Rousseff (PT).

"É essa associação com o privilégio e o elitismo que faz com que analistas avaliem como improvável uma vitória de Neves na eleição de domingo", diz o FT.

"Enquanto o candidato de 54 anos e o partido centrista PSDB são altamente respeitados pela comunidade empresarial, Neves tem lutado para ganhar a confiança dos brasileiros mais pobres e para acabar com a imagem de playboy que tem queda pelo luxo e namoros com modelos".

O jornal inglês reconhece que as últimas pesquisas eleitorais deram novo ânimo à campanha tucana. "Depois da recente recuperação nas pesquisas desta semana, Neves tem chances reais de vencer Marina Silva e ir para o segundo turno. Mas dadas suas chances menores de ganhar no segundo turno ele poderia, paradoxalmente, garantir a vitória de Dilma Rousseff", diz o jornal.

Mesmo fora de eventual segundo turno, o FT diz que Aécio terá papel importante na política brasileira e poderá ser o "kingmaker" - termo inglês usado para classificar aquele que lidera, reúne pessoas e consegue influenciar a política.

"Se ele transferir seu apoio a Marina Silva vai determinar as chances da candidata de derrotar a atual titular do cargo, o que encerraria os 12 anos de poder do PT", diz o jornal.

O FT observa, contudo, que o tom mais duro do discurso tucano contra Marina nos últimos dias pode minar o poder de transferência de voto do PSDB para o PSB.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesEleiçõesEleições 2014Oposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP