Brasil

Aposentados protestam no Senado contra a reforma da Previdência

Proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e pode ser votada ainda no primeiro semestre pelos deputados e senadores

Senado: movimento de aposentados pretende entregar, nos próximos dias aos parlamentares, emendas com propostas de mudanças à PEC 287 (Senado/Divulgação)

Senado: movimento de aposentados pretende entregar, nos próximos dias aos parlamentares, emendas com propostas de mudanças à PEC 287 (Senado/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 12h24.

Cerca de 300 de aposentados e pensionistas protestaram hoje (15) no Senado contra a Proposta de Emenda Constitucional 287/2016, que trata da reforma da Previdência. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e pode ser votada ainda no primeiro semestre pelos deputados e senadores.

A manifestação, organizada pela Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos e pelo Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, foi pacífica.

Os manifestantes, que representam cerca de 180 entidades de todo o país, celebraram pela manhã uma missa na Catedral de Brasília e, em seguida, caminharam pela Esplanada dos Ministérios até o Senado Federal.

Segundo a polícia legislativa do Senado, todos os manifestantes conseguiram entrar na galeria popular do plenário para acompanhar a sessão especial de homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, comemorado em 24 de janeiro. A sessão foi convocada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Além da manifestação, o movimento de aposentados pretende entregar, nos próximos dias aos parlamentares, emendas com propostas de mudanças à PEC 287.

A principal reivindicação do grupo é interromper a tramitação da matéria. Eles se posicionam contra o limite de idade de 65 anos e o tempo de contribuição de 49 anos, estabelecidos na proposta encaminhada pelo governo federal.

O grupo ainda quer que a reforma considere as diferenças regionais e entre os trabalhadores das áreas rural e urbana. Depois da sessão do Senado, o grupo segue para o Ministério da Fazenda, onde pretende fazer um panelaço contra a reforma.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaProtestos no BrasilReforma da PrevidênciaSenado

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame