Brasil

Anvisa quer proibir substâncias aromatizantes e que dão sabor a cigarros

A Anvisa alega que os aditivos tornam o cigarro mais atrativo para adolescentes e jovens, pois mascaram o sabor amargo e forte

De acordo com a proposta, as empresas terão um ano para se adequar (Getty Images)

De acordo com a proposta, as empresas terão um ano para se adequar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2011 às 00h49.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública sobre proibir a adição de substâncias que dão sabor, como mentolado, a cigarros e outros produtos derivados do tabaco. A consulta pública vai até 31 de março de 2011.

A Anvisa alega que os aditivos tornam o cigarro mais atrativo para adolescentes e jovens, pois mascaram o sabor amargo e forte, naturais do tabaco. Os Estados Unidos e o Canadá já proíbem a venda de cigarros aromatizados. 

Os aromatizantes e flavorizantes (adicionam aroma) e os ameliorantes (melhoram o odor da fumaça) são alguns dos aditivos que a Anvisa quer proibir. A proposta prevê a aplicação da medida a qualquer produto que tenha na composição tabaco para ser fumado, inalado ou mascado.

De acordo com a proposta, as empresas terão um ano para se adequar. Se descumprirem, os produtos serão retirados do mercado.

O Brasil é um dos signatários da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). Em reunião este mês, no Uruguai, representantes do Brasil e de mais 171 países membros da convenção recomendaram a proibição do uso de aromatizantes no tabaco.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeLegislaçãoCigarrosSaúde no BrasilAnvisa

Mais de Brasil

Gilmar Mendes propõe regra no STF para barrar militares e policiais; o que muda?

Paraná Pesquisas: Eduardo Braga lidera disputa ao Senado no Amazonas com 50% das intenções de voto

Paraná Pesquisas: Omar Aziz lidera cenários de 2º turno para o governo do Amazonas

Paraná Pesquisas: Omar Aziz lidera no Amazonas com 29,6%; veja cenário de 1º turno