Brasil

Anvisa proíbe venda de adoçante ainda não autorizado no Brasil

Segundo o órgão, o comércio, distribuição, a importação, a propaganda e o uso do produto estão proibidos no país

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 17h29.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu todos os lotes do produto Alulose da empresa Sainte Marie Importação e Exportação.

A determinação foi publicada em uma resolução na segunda-feira, 23.

Segundo o órgão, o comércio, distribuição, a importação, a propaganda e o uso do produto estão proibidos no país. 

Para justificar a decisão, a Anvisa afirma que a alulose não consta na lista de substâncias autorizadas pela agência para ser utilizada como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil.

Produtos novos devem ser autorizados pela Anvisa

A Anvisa explica ainda que todos os alimentos ou ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como novos e, portanto, devem ser submetidos à avaliação da Anvisa.

Dessa forma, a empresa interessada deve apresentar documentos técnico-científicos para análise da Agência.

Nesta análise, a Anvisa verifica se o processo de fabricação desse novo alimento ou ingrediente não introduz ou concentra substâncias que possam ter efeitos danosos à saúde ou se a indicação de consumo não extrapola os níveis considerados seguros.

Acompanhe tudo sobre:AnvisaAlimentos

Mais de Brasil

Após ligação com Trump, Lula conversa com Macron sobre Conselho da Paz e Venezuela

Operação da PF apura fraudes em contratos de saúde no RN

Prova de baliza não será obrigatória para tirar CNH em SP e em outros estados

Em encontro com Lula, presidente da Fifa nega boicotes à Copa nos EUA