Exame Logo

Aneel autoriza operação de turbina da hidrelétrica no Jari

Usina hidrelétrica fica no Rio Jari, na divisa entre os estados do Pará e Amapá

Hidrelétrica no Jari: unidade já vinha fornecendo energia ao Sistema Interligado Nacional desde o dia 26 de agosto (Dado Galdieri/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 14h06.

Brasília - A primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari já pode começar a operar comercialmente. O despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) autorizando o início da operação comercial foi publicado no Diário Oficial de ontem (17). A usina hidrelétrica fica no Rio Jari, na divisa entre os estados do Pará e Amapá.

A unidade tem potência de 123,3 megawatts e, como teste, já vinha fornecendo energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde o dia 26 de agosto. Segundo técnicos da hidrelétrica, com o início das operações comerciais a energia de antecipação será liquidada no mercado de curto prazo ou poderá ser comercializada por meio de contratos.

Veja também

A usina, que pertence ao Grupo EDP e CWEI Participações, terá potência total de 373,4 MW. As demais unidades geradoras da hidrelétrica, duas com capacidade instalada de 123,3 MW e uma de 3,4 MW, aguardam licença gradativa para operação.

Acompanhe tudo sobre:AmapáAneelEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasParáServiços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame