Brasil

Anac recompõe tarifas pagas por companhias aéreas

A agência estabeleceu que o reajuste, no entanto, não incidirá sobre o valor pago pelos usuários de transporte aéreo

A alteração dos valores tarifários estabelecidos na MP 551 vai garantir a reforma dos aeroportos e construção de novos terminais para a Copa do Mundo de 2014 (Farooq Naeem/AFP)

A alteração dos valores tarifários estabelecidos na MP 551 vai garantir a reforma dos aeroportos e construção de novos terminais para a Copa do Mundo de 2014 (Farooq Naeem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 17h34.

Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recompôs as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência pagas pelas companhias aéreas de forma a atender o disposto na Medida Provisória (MP) 551, de 2011, que alterou o percentual do Adicional Tarifário (Ataero) incidente sobre essas tarifas.

A recomposição foi determinada por resolução publicada hoje no Diário Oficial da União. A Anac estabeleceu que o reajuste, no entanto, não incidirá sobre o valor pago pelos usuários de transporte aéreo.

De acordo com a Anac, a alteração dos valores tarifários estabelecidos na MP 551 vai garantir a reforma dos aeroportos e construção de novos terminais para a Copa do Mundo de 2014.

A partir de agora, os administradores aeroportuários, no caso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), receberão 64,1% das tarifas (Ataero) e a União, 35,9%. Antes, a Infraero e a União recebiam 50% cada.

A resolução determina, ainda, a conversão, para a moeda nacional, das tarifas de armazenagem e o serviço de recebimento, guarda e conservação dos volumes nas alfândegas, atualmente fixadas em dólar.

Segundo a agência reguladora, outras determinações estabelecidas pela MP, como a criação da tarifa de conexão, serão tratadas posteriormente em atos normativos específicos.

As tabelas com os valores atualizados está na página eletrônica do Diário Oficial da União.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõesSetor de transporteTarifas

Mais de Brasil

Lewandowski diz que governo só apresentará PEC da Segurança Pública após Lula consultar governadores

TCU entende que Lula pode ficar com relógio de luxo recebido antes de mudança na regra de presentes

PGR aciona STF e pede suspensão das emendas Pix

Justiça suspende lei que cria escolas cívico-militares em SP

Mais na Exame