Brasil

Aliado de Cunha é escolhido presidente da CMO

O deputado escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento é investigado pela Operação Lava Jato


	Arthur Lira: o deputado escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento é investigado pela Operação Lava Jato
 (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Arthur Lira: o deputado escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento é investigado pela Operação Lava Jato (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2016 às 16h06.

Brasília - Após acordo entre PP, PMDB e PR, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi escolhido na tarde desta terça-feira, 17, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

Pelo acordo, um senador do PMDB ficará com a relatoria do Orçamento de 2017. Já o PR indicará o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. Os nomes desses parlamentares, contudo, ainda não foram definidos.

Aliado do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lira foi o escolhido após PP, PMDB e PR chegarem a acordo sobre que sigla indicaria o presidente.

Os três reivindicavam a indicação usando diferentes interpretações do regimento. O PMDB, por exemplo, queria indicar o deputado Sérgio Souza (PR).

O partido, porém, abriu mão da indicação, pois não conseguiu apoio do PT ao deputado paranaense. Com isso, Souza foi eleito 2º vice-presidente.

Arthur Lira vai substituir a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) no comando da comissão. Por acordo, a presidência e relatoria do colegiado devem ser alternadas anualmente entre deputados e senadores.

No ano legislativo de 2015, Lira foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O deputado é investigado pela Operação Lava Jato.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosCâmara dos DeputadosOperação Lava JatoPR – Partido da República

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias