Brasil

Alckmin diz que Brasil precisa fazer grande esforço comercial na América do Sul

De acordo com o atual vice-presidente da República, apenas 26% do comércio brasileiro é feito entre nações vizinhas

Geraldo Alckmin,  vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Anadolu Agency/Getty Images)

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Anadolu Agency/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de abril de 2023 às 11h09.

Presidente da República em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira, 12, que o Brasil precisa ampliar o comércio com países vizinhos e fazer grande esforço comercial na América do Sul. De acordo com ele, apenas 26% do comércio brasileiro é feito entre nações vizinhas.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, participa no período da manhã desta quarta de fórum promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), com temática sobre avanços na Infraestrutura e Reindustrialização, em Brasília.

Viagem de Lula à China

Ele fez menção à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, que ocorre esta semana. De acordo com Alckmin, existem muitas possibilidades de parcerias e investimentos recíprocos entre o Brasil e o país asiático.

Em defesa da atuação do Estado no fomento à infraestrutura no País, Alckmin disse que, quando há a junção do setor produtivo, sociedade civil organizada e governo, "nós erramos menos e acertamos mais". Segundo ele, o crescimento do setor exige tanto investimentos públicos quanto privados.

Alckmin também destacou que o "desenvolvimento é o novo nome da paz" e reforçou que isso requer um esforço coletivo das três forças: governo, sociedade e setor produtivo.

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta