Brasil

Agentes vêem melhora de indicadores sociais em 2011

Monitor da Percepção Internacional do Brasil mostra evolução quanto à pobreza e à desigualdade

Desigualdade em São Paulo: pesquisa do Ipea traz expectativa positiva para o índice (Tuca Vieira/Wikimedia Commons/Divulgação)

Desigualdade em São Paulo: pesquisa do Ipea traz expectativa positiva para o índice (Tuca Vieira/Wikimedia Commons/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2010 às 16h27.

Brasília – Agentes internacionais consultados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstram expectativa de queda nos índices de pobreza e de desigualdade de renda dos brasileiros nos próximos 12 meses.

Foi o que afirmou hoje (21) o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ao divulgar o Monitor da Percepção Internacional do Brasil – indicador trimestral derivado de pesquisa com representações diplomáticas, câmaras de comércio, organizações multilaterais e empresas estrangeiras.

De acordo com Pochmann, o indicador referente à pobreza subiu de 32 pontos, em julho, para 43 pontos, e o índice de desigualdade passou de 25 para 38 pontos na mesma base de comparação. Pelo método do Ipea, quanto maior a pontuação menor o percentual de pobreza e desigualdade de renda.

Outros indicadores que evoluíram favoravelmente entre as duas pesquisas foram os relativos às condições gerais de crédito e ao acesso da população a bens de consumo, “possivelmente refletindo uma expectativa de afrouxamento na política monetária” nos próximos meses, segundo o Ipea.

Contraditoriamente, a pesquisa captou que “houve sensível diminuição no indicador relativo à condução da política econômica”, com reflexo desfavorável quanto ao crescimento econômico com estabilidade. Os agentes consultados também avaliaram que houve redução da segurança jurídica nos últimos 12 meses.

A publicação do Ipea não revela quantas pessoas ou instituições foram ouvidas, nem cita o período exato da consulta. Diz apenas tratar-se de questionário preenchido eletronicamente pelos “respondentes” cadastrados, com o objetivo de captar a evolução da avaliação internacional sobre as realidades econômica, social, política e institucional do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoGovernoIndicadores econômicos

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame