Brasil

Aeroportos do país receberam 3,5 milhões de passageiros

De acordo com o Ministério, o movimento foi 12% superior ao registrado durante o feriado em 2013


	Passageiros no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: quase um terço do movimento foi concentrado em três aeroportos concedidos à iniciativa privada
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Passageiros no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: quase um terço do movimento foi concentrado em três aeroportos concedidos à iniciativa privada (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 11h39.

Brasília - Cerca de 3,5 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros durante o feriado prolongado da Semana Santa (17 a 22 de abril), informou hoje a Secretaria de Aviação Civil (SAC). De acordo com o Ministério, o movimento foi 12% superior ao registrado em 2013 e as operações ocorreram dentro da normalidade.

Quase um terço do movimento - 1,08 milhão de passageiros - foi concentrado em três aeroportos concedidos à iniciativa privada. Somados, os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) apresentaram um aumento de 16% na circulação de passageiros em relação aos 900 mil usuários registrados no ano passado.

O restante - 2,41 milhões de passageiros - utilizou os 63 aeroportos administrados pela Infraero. Essa lista ainda inclui os aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ), que já foram concedidos a empresas privadas que ainda não assumiram integralmente as operações nesses terminais.

O aumento de passageiros nesse grupo de aeródromos administrado pela estatal foi de 8%, em relação aos 2,2 milhões de usuários na Semana Santa de 2013.

Em nota, o ministro da SAC, Wellington Moreira Franco, voltou a afirmar que os resultados demonstram que o País estará bem preparado para receber o fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros, além das delegações internacionais durante a Copa do Mundo.

"Para a Copa não teremos nenhum problema de acolhimento, mobilidade e prestação de serviço. Temos absoluta tranquilidade que os aeroportos estão preparados para oferecer segurança e conforto a todos", disse.

Ainda assim, o levantamento da SAC mostra que 8,1% dos 15.166 voos marcados durante o período atrasaram por mais de 30 minutos. Isso representa 1.232 decolagens em seis dias.

A situação mais crítica ocorreu no Aeroporto Santos Dumont (RJ), que chegou a fechar por causa do mau tempo na manhã do dia 18, o que gerou efeito cascata para outros terminais, como o de Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto de GuarulhosAeroportosAeroportos do BrasilFeriadosSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir sobre Meta e regulamentação das redes

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial