Brasil

Aeroporto de São José dos Campos tem o maior potencial

Segundo Urban Systems, aeroporto é o terminal com maior potencial de desenvolvimento entre os regionais

Aviões no aeroporto de São José dos Campos, em uma foto de agosto de 2011 (Leandro Ciuffo/Flickr/Creative Commons)

Aviões no aeroporto de São José dos Campos, em uma foto de agosto de 2011 (Leandro Ciuffo/Flickr/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 16h23.

São Paulo - O aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo, é o terminal aéreo com maior potencial de desenvolvimento entre os aeroportos regionais do país que fazem parte do programa de investimentos em logística do governo federal, afirma estudo divulgado nesta quarta-feira.

O terminal é seguido pelos aeroportos de Ribeirão Preto (SP), Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Campos dos Goytacazes (RJ) e Uberlândia - Tenente Aviador César Bombonato (MG), respectivamente.

O estudo, realizado pela consultoria Urban Systems e que envolveu cem terminais, aponta que entre os 20 aeroportos regionais com potencial "muito alto" de desenvolvimento, 11 ficam em municípios do Sudeste, sete no Sul, um Nordeste e um no Centro-Oeste.

Outros 20 têm potencial "alto" de desenvolvimento, 20 têm potencial "médio" e 40 tem potencial "baixo".

A classificação foi determinada por critérios de infraestrutura e localização, transporte de passageiros, de cargas e desenvolvimento imobiliário e receitas acessórias, indicando as melhores áreas potenciais para investimentos.

Os aeroportos regionais brasileiros serão alvo de investimentos previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), criado por medida provisória publicada no fim de julho e que prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos regionais.

A ideia do governo federal é elevar o número de frequências das rotas regionais operadas regularmente e aumentar o número de cidades e rotas atendidas por transporte aéreo regular de passageiros no país.

O programa prevê ainda que o governo poderá conceder subsídios para pagar parte dos custos das companhias aéreas com os voos regionais regulares de passageiros, que deverão custar 1 bilhão de reais no primeiro ano.

Acompanhe tudo sobre:Aeroportoscidades-brasileirasSão José dos CamposSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Tabata Amaral oficializa candidatura em convenção do PSB com vaga de vice em aberto

PSDB confirma candidatura de Datena e define vice em convenção marcada por confusão em SP

Após série de apagões na Ilha do Governador, ministro cogita não renovar com a Light no Rio

Disputa pela prefeitura de Manaus tem empate triplo, aponta pesquisa Atlas/Intel

Mais na Exame