Urna eletrônica para eleições de prefeito: a um mês do pleito municipal, o calendário eleitoral fixa uma série de prazos para as últimas definições (Arquivo/Veja São Paulo)
Da Redação
Publicado em 4 de setembro de 2012 às 09h35.
Brasília – Os candidatos e os partidos políticos têm hoje (4), até o fim do dia, para verificar as fotos e os dados que vão constar na urna eletrônica no primeiro e segundo turnos das eleições, nos dias 7 e 28 de outubro, respectivamente. A um mês das eleições municipais, o calendário eleitoral fixa uma série de prazos para as últimas definições.
Por exemplo, na quinta-feira (6) é o prazo para que os candidatos substituam a foto e os dados que serão utilizados na urna eletrônica. E a um mês do primeiro turno das eleições, no dia 7, os partidos políticos e candidatos são obrigados a divulgar, na internet, relatório discriminando a estimativa de gastos em dinheiro para o financiamento da campanha eleitoral.
Também na sexta-feira (7) é o último dia para os tribunais regionais eleitorais designarem, em sessão pública, a comissão de auditoria para verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela.
O feriado do dia 7 é o limite para a publicação, pelo juiz eleitoral, da lista organizada em ordem alfabética, formada pelo nome completo de cada candidato e pelo nome que deve constar da urna eletrônica, também em ordem alfabética, seguidos da respectiva legenda e número. A lista será usada na votação e apuração.
De 26 a 28 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral promove cerimônias para lacrar as urnas eletrônicas referentes aos sistemas eleitorais que vão ser utilizadas no segundo turno das eleições municipais, no dia 28 de outubro.