Dilma Rousseff vota em Porto Alegre no segundo turno das eleições (Divulgação/Facebook oficial)
Da Redação
Publicado em 18 de novembro de 2015 às 17h00.
Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h22.
São Paulo – De acordo com pesquisa divulgada hoje (18) pela consultoria Expertise, 61,9% dos brasileiros acreditam que sua maior contribuição para que o Brasil vencesse seus desafios, como a crise, foi através do “voto consciente”. Foram ouvidas 1.477 pessoas, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Em contraponto, porém, apenas 11,7% acredita que os políticos eleitos têm totais condições de acabar com as crises econômica e política pelas quais o país vem passando. Nada menos que 58,7% creem que os representantes são completamente incapazes de resolver algo no quesito.
O estudo, centrado no tema "crise", analisou o sentimento do brasileiro em relação aos entraves políticos e econômicos, além da confiança que há no governo para normalizar a situação e expectativas para o futuro.
Para a maioria, ou 44,4%, o fator mais grave enfrentado pelo país hoje é a crise econômica, seguida de crise política (22,6%) e hídrica/energética (16,8%). Crises moral e social também entram na lista.
Entre os motivos para que o país tenha se afundado em crises, os entrevistados atribuem a situação à corrupção e má gestão, com 58,5% e 21,1% das respostas respectivamente. Impunidade (9,7%) e a natureza da sociedade brasileira (4,6%) são os seguintes no ranking.
Com tudo isso em vista, 32,9% dos entrevistados se disseram estar “preocupados” com a situação de crise, seja política, econômica ou moral. Outros 21,7% se dizem “decepcionados” e mais 21,4%, “revoltados”.
A solução proposta não é fácil: 25,3% disseram que a solução para a crise política é “trocar todos os políticos que estão hoje no poder”. Outros 41,1% apostam na reforma política, já que “o problema não está nas pessoas, mas no sistema político brasileiro como um todo”.