Brasil

54% dos veículos de transporte escolar de SP têm multas

Foram verificados os dados de 5,6 mil veículos e 4,6 mil motoristas que trabalham em 156 prefeituras e 23 diretorias de ensino

Transporte escolar: entre os motoristas, foram encontrados 16 sem carteira de habilitação com a categoria exigida pela legislação (Marcelo Camargo/ABr)

Transporte escolar: entre os motoristas, foram encontrados 16 sem carteira de habilitação com a categoria exigida pela legislação (Marcelo Camargo/ABr)

AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 16h27.

Fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) constatou que 40% dos veículos que fazem transporte escolar em 161 municípios tem multas por excesso de velocidade ou por avançar o sinal vermelho.

Foram verificados os dados de 5,6 mil veículos e 4,6 mil motoristas que trabalham em 156 prefeituras e 23 diretorias de ensino.

O índice de vans, kombis e ônibus com multas chega a 54% no total - 29% por ultrapassar os limites de velocidade e 11% por avançar semáforos.

Além disso, foram registradas 118 sanções por veículos em mau estado de conservação e 20 multas por ultrapassar o número de passageiros.

Entre os motoristas, foram encontrados 16 sem carteira de habilitação com a categoria exigida pela legislação. A fiscalização apontou ainda que 76 condutores estavam com o documento vencido e 42 com a carteira bloqueada, além de 54 motoristas com mais de 20 pontos por infrações de trânsito (quantidade que leva a suspensão do direito de dirigir).

A frota analisada é composta por 41% de ônibus, 27% de micro-ônibus, 16% de vans e 15% de kombis, responsáveis por transportar 176 mil alunos das redes municipais e estadual.

Dentre os veículos fiscalizados, 21% estavam com os pneus desgastados, 16% não tinham cinto de segurança e 10% estavam sem a faixa amarela de identificação de veículo escolar.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalTransportesEscolas

Mais de Brasil

PEC da Segurança: relator propõe referendo sobre redução da maioridade penal

Câmara deve votar PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro

Lula diz ter falado com Trump sobre ‘maior devedor’ do Brasil, que mora nos EUA

INSS: medida amplia tempo de afastamento por auxílio-doença