Brasil

50% das vítimas de estupro mortas tem menos de 19 anos

O dado integra levantamento feito pelo Ministério da Saúde sobre o impacto da violência contra mulheres no Brasil


	Violência contra a mulher: o trabalho indica que no período entre 2011 e 2015 ocorreram 77.845 estupros notificados pelo sistema de saúde
 (Ricardo Moraes / Reuters)

Violência contra a mulher: o trabalho indica que no período entre 2011 e 2015 ocorreram 77.845 estupros notificados pelo sistema de saúde (Ricardo Moraes / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2016 às 15h25.

Brasília - Metade das mortes registradas entre vítimas de estupro refere-se a meninas menores de 19 anos. O dado integra levantamento feito pelo Ministério da Saúde sobre o impacto da violência contra mulheres no Brasil.

Além do expressivo número de mortes, o levantamento traz à tona outro problema provocado pela violência. Das meninas menores de 13 anos que deram à luz ano passado, pelo menos 6% foram vítimas de estupro.

"Esses são os números notificados", afirmou a diretora de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho de Souza. "Há muitos casos de violência que não são registrados", completou.

O trabalho indica que no período entre 2011 e 2015 ocorreram 77.845 estupros notificados pelo sistema de saúde. Desse total, pelo menos 226 mulheres morreram - 117 menores de 19 anos.

Acompanhe tudo sobre:EstuproJovensMortesMulheres

Mais de Brasil

Lula, 'BolsoNunes' e 'paz e amor': convenção dá tom de como será a campanha de Boulos em SP

Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumentam 15% em 2023, aponta relatório

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Mais na Exame