Marta Suplicy cumprimenta Ana de Hollanda, sua antecessora no Ministério da Cultura, durante cerimônia de posse em 2012. (Wilson Dias/ABr)
Da Redação
Publicado em 11 de novembro de 2014 às 12h46.
São Paulo - Com o pedido de demissão de Marta Suplicy, feito nesta terça-feira, começam as especulações sobre quem será o novo escolhido de Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Cultura.
Marta Suplicy assumiu a pasta em setembro de 2012, no lugar da então ministra Ana de Hollanda. Agora, volta a ocupar sua cadeira no Senado onde cumpre mandato até o final de 2018.
Juca Ferreira, José Sarney, Ângelo Oswaldo e Marco Aurélio Garcia são alguns dos cotados para assumir a pasta. Os nomes foram listados pelos jornais O Globo e pelo Estado de S. Paulo. De todos, Sarney é o único que nunca atuou diretamente na área de cultura.
Juca Ferreira já esteve no comando da pasta durante o governo Lula, entre 2008 e 2011. Atualmente, Ferreira é secretário municipal de Cultura de São Paulo. Ele licenciou-se do cargo para coordenar a área de cultura da campanha da presidente à reeleição.
Já Ângelo Oswaldo é o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e amigo de juventude de Dilma Roussef. Oswaldo foi prefeito de Ouro Preto três vezes: de 1993 a 1996, de 2005 a 2008 e reeleito para o período entre 2009 e 2012.
Marco Aurélio Garcia, que hoje é assessor especial da Presidência, foi secretário de Cultura de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004.
Outro nome recorrente na lista de apostas é o da deputada federal reeleita Jandira Feghali (PC do B). Ela é aliada do governo em questões culturais e já foi presidente da Comissão Mista de Cultura do Congresso.