Brasil

4 nomes cotados para assumir o Ministério da Fazenda

O que se tem são apenas especulações. A única certeza por ora é que quem assumir o posto terá o desafio de fazer o crescimento econômico voltar aos eixos


	Sede do Ministério da Fazenda, em Brasília: mercado está ansioso para saber quem vai ocupar a candeira hoje de Guido Mantega
 (foto/Divulgação)

Sede do Ministério da Fazenda, em Brasília: mercado está ansioso para saber quem vai ocupar a candeira hoje de Guido Mantega (foto/Divulgação)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 14h10.

São Paulo – Desde que os últimos votos confirmaram a reeleição de Dilma Rousseff (PT), as apostas sobre quem seria o mais provável substituto de Guido Mantega no Ministério da Fazenda aumentaram.

Nas primeiras entrevistas que concedeu após a vitória, Dilma, contudo, se recusou a comentar possíveis nomes. “No tempo exato, darei nome e perfil”, disse em entrevista à TV Record ontem à noite.

A presidente, contudo, afirmou que pretende aumentar a interlocução com o mercado – fala que deu pano para manga para quem especula que um executivo porte de Luiz Carlos Trabuco ou Rossano Maranhão assuma o cargo.

Por enquanto, o que se tem são apenas especulações. A única certeza por ora é que quem assumir o posto terá o desafio de fazer o crescimento econômico voltar aos eixos - e isso dependerá de alguns remédios amargos

Luiz Carlos Trabuco Cappi 

(Germano Lüders/EXAME.com)

Com 18 anos de idade, o então office-boy Luiz Carlos Trabuco Cappi começou a trabalhar no Bradesco. Aproveitando as chances da política de prata da casa do banco, em 1984, ele já era diretor. 

Chegou a presidente em 2009. Aos 63 anos, ele deve deixar a casa em breve. O estatuto da empresa define que o presidente deve ter no máximo 65 anos de idade. É sociólogo formado de Universidade de São Paulo. Seria um nome forte, segundo coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Nelson Barbosa

(Marcelo Camargo/ABr)



Professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP), Nelson Barbosa é Ph.D em Economia pela New School for Social Research (Nova Iorque, EUA).

Foi secretário executivo do Ministério da Fazenda, de 2011 a 2013 – de onde teria saído por divergências. Antes disso, foi Secretário de Acompanhamento Econômico (2007-08) e Secretário de Política Econômica (2008-10), no Ministério da Fazenda. Além de presidente do Conselho do Banco do Brasil, entre 2009 e 2013.

Segundo O Globo e VEJA.com, o economista já estaria se articulando para chegar ao cargo.

Rossano Maranhão Pinto

(Agência Brasil)

Executivo do Banco Safra, Maranhão já foi presidente do Banco do Brasil entre 2004 e 2006. É master of Science in Economics pela University of Illinois e mestre em Economia Política pela Universidade de Brasília. O nome dele foi citado por Folha de S. Paulo. 

Aloizio Mercadante

(Marcello Casal / Agência Brasil)

O atual ministro da Casa Civil de Dilma também é um nome forte na lista de prováveis substitutos para Mantega, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Mercadante tem mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já foi deputado federal, senador, ministro da ciência e tecnologia, ministro da Educação e chefe da Casa Civil.  

Se ele não for escolhido, provavelmente terá influência na definição do novo ministro da Fazenda. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2014Governo DilmaMinistério da FazendaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à prefeitura de SP com coronel da PM como vice

Estudo da Nasa aponta que Brasil pode ficar 'inabitável' em 50 anos; entenda

Temperatura acima de 30°C para 13 capitais e alerta de chuva para 4 estados; veja previsão

Discreta, Lu Alckmin descarta ser vice de Tabata: 'Nunca serei candidata'

Mais na Exame