Brasil

34% dizem ter vergonha de ser brasileiros, diz Datafolha

De acordo com a pesquisa, os que se sentem mais orgulhosos do que envergonhados somam 63%

Bandeira do Brasil:  confira oportunidades na carreira pública (Diego Vara/Reuters)

Bandeira do Brasil: confira oportunidades na carreira pública (Diego Vara/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 2 de maio de 2017 às 09h35.

Última atualização em 2 de maio de 2017 às 09h47.

São Paulo – Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (2) pelo jornal Folha de S. Paulo, revela que nunca houve tantas pessoas com mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro.

De acordo com o levantamento, que ouviu 2.781 pessoas entre 26 e 27 e abril, 34% se sentem envergonhados – o percentual é o quádruplo do seu menor resultado, de 9%, no final de 2010.

Os que se sentem mais orgulhosos do que envergonhados somam 63%. No entanto, segundo o instituto, essa também é a menor taxa da série histórica iniciada em março de 2000.

Segundo a pesquisa Datafolha, a piora nos indicadores pode ser explicada pelos últimos desdobramentos da Operação Lava Jato e pelos altos índices de insatisfação dos últimos dois presidentes – Dilma Rousseff e Michel Temer.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMichel TemerOperação Lava JatoDatafolha

Mais de Brasil

Datafolha: 7 entre 10 brasileiros apoia acabar com a escala 6x1

Suspeitos são presos com 95 cartões perto de show de Luan Santana em SP

Jato sai da pista e colide contra barranco ao pousar em aeroporto de Jundiaí

Litoral de São Paulo tem 22 ocorrências de afogamento em um único dia