EXAME Agro

Quais as diferenças entre sítio, chácara, fazenda e rancho?

De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais

Sítio, rancho ou fazenda? Diferenças estão entre tamanho da área e produção agropecuária (Andree Nery/Getty Images)

Sítio, rancho ou fazenda? Diferenças estão entre tamanho da área e produção agropecuária (Andree Nery/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de julho de 2023 às 09h00.

Última atualização em 27 de setembro de 2023 às 11h33.

Existem termos frequentemente usados para descrever propriedades rurais, como rancho, sítio, fazenda e chácara. Embora esses termos sejam muitas vezes usados de forma intercambiável, cada um deles possui características distintas que os diferenciam. No momento de investir em um imóvel rural, por exemplo, é importante saber quais as características. 

De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais, que podem variar entre os tipos de propriedade. Entenda a seguir a diferença entre elas. 

Leia também: Hectare ou alqueire: saiba quanto vale e qual medida usar

O que é uma fazenda? 

Uma fazenda é uma propriedade rural caracterizada pelo cultivo de plantas ou criação de animais em larga escala, com o objetivo principal de produzir alimentos ou commodities agrícolas. As fazendas geralmente possuem extensas áreas de terras cultiváveis e são organizadas para a maximização da produção agrícola.  

  • Elas podem envolver cultivo de grãos, criação de animais para consumo, como gado, aves ou suínos, ou produção de laticínios. As fazendas são, em geral, estruturas complexas e economicamente orientadas à produtividade. O valor da terra também costuma ser mais valorizado. 

O que é um rancho? 

Um rancho é uma propriedade rural de tamanho variável, geralmente associada a atividades pecuárias ou de criação de animais. Tradicionalmente, um rancho é caracterizado por extensas áreas de pastagem e pela presença de gado bovino.  

  • Além disso, pode incluir instalações para abrigo de animais, como celeiros e currais. Em alguns casos, um rancho pode ser usado como uma residência temporária ou de lazer, principalmente em áreas rurais ou de turismo rural. 

Leia também: O que explica a falta de apetite pela carne vegetal — e por que seguir otimista com o setor

Qual a diferença entre sítio e chácara

Os sítios são frequentemente associados a atividades agrícolas, como cultivo de vegetais, pomares ou hortas, também de extensão variável. Já a chácara, ainda que seja usada para hortas e pomares, costuma ser em menor escala. 

Tanto sítios quanto chácaras são associados a áreas de lazer e fins residenciais. Uma das características que os diferenciam é a localização. Chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, enquanto os sítios costumam ser mais afastados, ligados a um contexto mais rural. 

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:ImóveisAgronegócioAgropecuáriaGuia do Agro

Mais de EXAME Agro

Plano 2024/25: Fávaro confirma lançamento em Brasília; veja data

Cadastro de rebanho: Paraná amplia prazo para procedimento; veja data

Agricultura de precisão: o que é e por que tem sido tão importante para a produção de alimentos

"Cachorro-quente de flor"? Conheça o sanduíche feito em Holambra, a "cidade das flores"

Mais na Exame