EXAME Agro

Agricultura quer ampliar exportações de carne para União Africana

Segundo ministro Carlos Fávaro, a abertura de novos mercados gera demanda e reflete de forma positiva na economia brasileira

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária (Lula Marques/Agência Brasil)

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária (Lula Marques/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 18h00.

Priorizar nos meus resultados Google

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a pasta vai dedicar esforços para expandir o mercado de carnes para a União Africana. A declaração foi feita ontem, 23, durante evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, informou o ministério.

Segundo a pasta, a iniciativa partiu de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos. Lula viajou neste mês para o continente africano, com compromissos no Egito e na Etiópia.

Entenda o motivo

"O ministro Carlos Fávaro explicou que a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira", disse o ministério em nota divulgada neste sábado, 24.

De acordo com a pasta, somente em 2024, o Brasil já abriu 15 novos mercados. Em 2023, foram 78 aberturas em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Entre os destaques está a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Também foi aberta a possibilidade de comercialização do algodão brasileiro no Egito e frutos de mamão papaya no Chile, disse o ministério.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Carlos FávaroAgriculturaCarnes e derivados

Mais de EXAME Agro

A conta chegou para Trump: falências no agro dos EUA sobem 19% em 2026

Mais imposto, menos crédito? A nova preocupação do agro com o governo Lula

'Governo dá com uma mão e tira com as duas', diz analista sobre tributação de LCA

Milho barato vira aposta da 3tentos e pode render R$ 419 milhões em 2027