São Paulo – Se você tem uma pequena ou média empresa e precisa se comunicar constantemente com seus clientes, o WhatsApp tem um novo app para você. Ele é chamado WhatsApp Business, voltado especificamente para PMEs. Ele tem mais recursos para administradores e agiliza as conversas com os consumidores. O aplicativo é grátis e pode ser usado em smartphones com sistema Android. Por enquanto, não há versão para iPhones.
A interface amigável do WhatsApp é mais sóbria na sua versão para empresas, mas tudo segue simples como no aplicativo para consumidores finais. Um dos recursos mais interessantes é algo que já vimos em apps como o Slack.
O WhatsApp Business tem um sistema simples de automatização de mensagens. Você pode configurar atalhos, como “/obrigado” para criar textos de agradecimento que valorizem a sua companhia e reflitam seus valores. Mensagens automáticas podem ser rapidamente personalizadas no app.
Fora isso, também é possível configurar uma mensagem padrão para o período em que você estiver ausente e ainda um texto de apresentação do seu negócio.
Preencher o perfil da sua empresa no WhatsApp Business é essencial. Ele é o cartão de visitas para diversos consumidores em potencial que chegarem a você pelo aplicativo. É possível adicionar informações como endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.
Para os gestores viciados em métricas, o app tem uma seção de estatísticas que mostra dados sobre quantas mensagens foram recebidas e respondidas. Essa função é bem básica, mas pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa.
Por fim, assim como nos e-mails, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. Você também pode criar suas próprias etiquetas para se organizar melhor no app.
O WhatsApp Business pode ser um poderoso aliado das empresas para lidar com clientes. Para usuários, a possibilidade de falar com empresas pelo app pode ser um diferencial. O app é uma alternativa interessante para quem odeia e-mails.