Tecnologia

Xiaomi anuncia CyberDog, um cão-robô ao estilo Boston Dynamics

A máquina futurista, e um pouco assustadora, é fruto de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT)

 (Xiaomi/Reprodução)

(Xiaomi/Reprodução)

A gigante chinesa da tecnologia Xiaomi revelou, nesta terça-feira, 10, o CyberDog, um robô quadrúpede ao estilo Boston Dynamics.

Trata-se de uma máquina experimental, fruto de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), de código aberto e que, segundo a empresa, "possui possibilidades inéditas".

Esta é a primeira incursão da marca no setor da robótica e, apesar da demonstração, o produto se trata de um protótipo e por enquanto não será vendido aos consumidores da empresa.

No entanto, considerando que a Xiaomi é conhecida por baratear e popularizar produtos de alta tecnologia, a apresentação de hoje é um indício de que robôs do tipo podem, sim, se tornarem ferramentas do cotidiano.

Em junho do ano passado, a empresa americana de tecnologia Boston Dynamics iniciou a venda, em sua página na internet, do primeiro modelo comercial de robô-cachorro. Chamado Spot, ele possui características muito semelhantes ao do produto da Xiaomi.

Ambos são capazes de se movimentar-se em todas as direções, levantar, abaixar e rolar no chão, subir e descer escadas, superar terrenos pedregosos e escorregadios, enfrentar calor extremo e frio intenso, além de serem equipados com sensores e câmeras.

No caso do CyberDog, a versão anunciada está equipada com o processador Jetson Xavier NX, da Nvidia, que tem 384 CUDA. Ele tem 128 GB de SSD e pesa somente 3 kg.

 

Acompanhe tudo sobre:XiaomiRobôs

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs