Tecnologia

Windows 10 terá Cortana e Menu Iniciar em tela cheia

Joe Belfiore, o vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, apresentou os recursos nesta quarta-feira, em evento para desenvolvedores

Windows 10: previsão de lançamento é no segundo semestre de 2015 (Stephen Brashear/Getty Images)

Windows 10: previsão de lançamento é no segundo semestre de 2015 (Stephen Brashear/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 15h44.

São Paulo - O Windows 10 terá a assistente pessoal Cortana, previamente lançada pela Microsoft no sistema Windows Phone, bem como um Menu Iniciar novo que pode ser exibido em tela cheia.

Joe Belfiore, o vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, apresentou os recursos nesta quarta-feira (21), em um evento para desenvolvedores realizado nos Estados Unidos.

O Windows 10 terá algumas diferenças de interface quando for usado em seu modo computador e em seu modo tablet.

O Menu Iniciar é um bom exemplo disso: no modo tablet, ele será exibido em tela cheia, tornando-se mais fácil de usar em um display sensível ao toque.

Cortana

A transição entre os modos de uso não é totalmente automática: o sistema irá perguntar ao usuário se deve ou não alterná-los.

Já a Cortana, que é uma assistente pessoal que atende a comandos de voz, como a Siri (Apple) e o Google Now, ficará no canto inferior esquerdo da interface e também pode ser ativada quando o usuário disser: "Hey, Cortana".

O recurso funciona tanto no modo tablet quanto no modo PC. Em 2014, a Microsoft havia comunicado que a Cortana deve ganhar suporte ao português em 2015.

A Cortana permitirá realizar pesquisas no computador, bem como em suas pastas no disco virtual OneDrive, entre outras atividades.

O Windows 10 será oferecido gratuitamente para computadores e smartphones como uma atualização de sistema.

A previsão de lançamento é no segundo semestre de 2015.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOLançamentosMicrosoftTabletsTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal