Tecnologia

WhatsApp do TSE diz onde o eleitor vota e como justificar a ausência

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, um chatbot está disponível (e funciona bem) para para tirar dúvidas do processo eleitoral

WhatsApp: aplicativo de mensagem agora conta com um chatbot exclusivo do TSE (Bloomberg/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo de mensagem agora conta com um chatbot exclusivo do TSE (Bloomberg/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 11h04.

Última atualização em 12 de novembro de 2020 às 12h30.

Com a proximidade das eleições municipais, um número cada vez maior de eleitores recorre ao Tribunal Superior Eleitoral para tirar dúvidas sobre datas, prazos e como realizar a justificativa do voto (caso não possa comparecer às urnas). Para auxiliar neste processo, o TSE lançou recentemente um chatbot que pode ser utilizado pelo WhatsApp para tirar essas e outras dúvidas.

O assistente virtual é munido de inteligência artificial e oferece uma série de opções que vão desde informações sobre a data e o horário da votação, métodos para justificar a ausência, uma série de notícias checadas (em uma campanha contra as fake news), as práticas higiênicas necessárias durante o dia da votação, entre outros. A EXAME testou e a ferramenta funciona bem.

chatbot tse

Chatbot: TSE lançou um assistente virtual que tira dúvidas dos eleitores pelo WhatsApp (Whats/Reprodução)

Um recurso interessante é a possibilidade de consultar o local em que o eleitor vota. Vale lembrar que só é possível realizar o voto na zona eleitoral descrita no título de eleitor. O robô do TSE pode informar o local correto bastando que o internauta apenas preencha corretamente seu nome, o nome de sua mãe e sua data de nascimento. Novamente, tudo pelo WhatsApp.

Há três maneiras de entrar em contato com o chatbot. A primeira é acessar o site do TSE em um computador (ou outro celular) e mirar a câmera para o código QR exibido na tela. É também possível adicionar o número +55 61 9637-1078 à lista de contatos ou simplesmente acessando o link wa.me/556196371078.

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2020RobôsTSE

Mais de Tecnologia

Apple Watch vai completar 10 anos: qual o futuro do dispostivo?

Microsoft obriga funcionários na China a usarem iPhones

De lavador de pratos a CEO bilionário: a jornada de Jensen Huang na Nvidia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

Mais na Exame