São Paulo - O aplicativo de mensagens Viber anunciou nesta terça-feira (26) que ganhará uma nova função: a opção de grupos abertos, a partir do início de setembro.
Também chamados de “Open Chats”, os grupos abertos funcionarão de modo semelhante aos grupos fechados que muitas pessoas criam para conversar com amigos ou familiares em aplicativos do tipo.
Qualquer usuário do app poderá criar grupos abertos, assim como já acontece com os fechados.
A diferença é que qualquer pessoa que utiliza o Viber poderá “seguir” os grupos abertos e também postar comentários neles.
Mas, para não ter confusão, os comentários de pessoas de fora de um grupo aberto ficarão em uma tela secundária, que aparecerá quando o usuário deslizar o dedo para esquerda.
Será possível, no entanto, “curtir” as postagens feitas pelos membros do grupo na página principal.
Para as grandes marcas, será uma nova maneira de engajar seus usuários, postando conteúdo sobre o qual eles poderão comentar, postar novidades e dar sugestões.
Para as empresas parceiras, o Viber criará um número customizado para que eles utilizem nos grupos abertos.
Quanto aos nomes dos grupos, Luiz garante que as empresas terão preferência sobre o nome de suas marcas.
Se um usuário comum criar um grupo com o nome da marca, a empresa responsável por ela poderá solicitar o nome do grupo.
O Viber disse que os nomes serão sempre http://www.viber.com/nomedogrupo.
Infelizmente, não há, ainda, como correr para garantir um nome legal, já que a novidade só chega no começo do mês que vem.
Ainda não há data definida para o lançamento, que será global.
A novidade chegará primeiro para os sistemas iOS e Android e, posteriormente, para Windows Phone, Blackberry, Nokia, Bada e desktops.
-
1. Descontos nas compras
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
São Paulo -- Abrimos nossa galeria de
apps da semana com o Cuponeria, que distribui cupons de desconto. Testamos também o FotoSkin, que ajuda a prevenir o câncer de pele; o rastreador de voos FlightAware, o agregador de redes sociais Wikipass; o gerenciador de finanças ZeroPaper; e dois apps musicais: Blue Note 75 e o infantil Disney Karaokê – Frozen.
-
2. Cuponeria
zoom_out_map
2/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e na
web O app do site Cuponeria oferece cupons de desconto para restaurantes, salões de beleza, lojas, bares e outros estabelecimentos. Um mapa mostra as ofertas próximas ao usuário. Para obter um cupom, é preciso se cadastrar no app. Ele tem integração com os apps de carteira digital Passbook, do iPhone, e Samsung Wallet, dos smartphones Galaxy, que podem ser usados para armazenar cupons.
-
3. FotoSkin
zoom_out_map
3/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad O FotoSkin é um kit de ferramentas que ajuda a prevenir o câncer de pele. Ele determina a sensibilidade da pele, estima o risco de a pessoa ter melanoma (um tipo comum de câncer de pele) e avalia o dano solar que a pele já sofreu. Também informa a incidência de luz ultravioleta (que propicia o aparecimento do câncer) na região. Por fim, o app permite fotografar marcas na pele e monitorar sua evolução por meio das imagens, o que pode servir para diagnosticar a doença.
-
4. FlightAware
zoom_out_map
4/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad FlightAware é um rastreador de voos com muitos recursos. Ele informa a situação do voo e os horários previstos para decolagem e pouso. Também emite alertas de partida, chegada, cancelamento, mudança de sala de embarque e atraso. O app ainda mostra a posição atual do avião no mapa nas regiões onde o sistema de controle de tráfego aéreo fornece essa informação – incluindo boa parte do Brasil.
-
5. Wikipass
zoom_out_map
5/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone O Wikipass é um agregador de redes sociais. Ele junta, na mesma tela, conteúdo das redes Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Youtube. O usuário pode ver as atualizações em ordem cronológica. Também pode assinalar alguns perfis como prioritários para que sejam mostrados antes. Pode, ainda, publicar conteúdo no Facebook, no Twitter e no LinkedIn numa única operação. O app é interessante para quem circula em diversas redes sociais, mas é um pouco lento.
-
6. ZeroPaper
zoom_out_map
6/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad e na
web ZeroPaper é um app de controle financeiro voltado para profissionais autônomos e microempresas. Permite registrar despesas e receitas, que são agrupadas em categorias, e visualizar o fluxo de caixa. Também possibilita armazenar imagens de recibos e outros documentos. Os dados ficam na nuvem e podem ser vistos também na web. O app não funciona sem acesso à internet. Além disso, ele não importa dados da conta bancária (como faz o
GuiaBolso, que testamos há duas semanas). É preciso registrar manualmente cada movimentação.
-
7. Blue Note 75
zoom_out_map
7/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
iPad Blue Note 75 é um app de música que celebra 75 anos da gravadora Blue Note, especializada em jazz. Ele traz músicas escolhidas, detalhes sobre uma centena de álbuns mais significativos, vídeos e histórias dos músicos que passaram pela Blue Note. Para ouvir as músicas inteiras, é preciso ter uma conta paga do Spotify, Rdio ou Deezer – ou comprá-las no iTunes. A Blue Note promete acrescentar mais conteúdo com o tempo.
-
8. Disney Karaoke: Frozen
zoom_out_map
8/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
iPhone/iPad Disney Karaoke: Frozen pode trazer horas de diversão para meninas de cinco anos de idade ou mais. O app permite cantar as músicas do desenho animado Frozen com o acompanhamento original. A cantora mirim ainda pode gravar sua voz e compartilhar a canção depois com as amigas. São nove músicas como “Livre estou”, “Você quer brincar na neve” e “Reparos”. O app ainda exibe o trecho do desenho animado correspondente a cada música. Mas é bom notar que ele é volumoso. Uma vez baixadas todas as faixas, ocupa cerca de 300 megabytes, espaço que aumenta um pouco a cada gravação salva.
-
9. Agora veja apps para compartilhar fotos, calcular, organizar-se, receber avisos, editar documentos e planilhas, viajar e escrever um livro:
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)