Tecnologia

Viacom exige US$ 1 bilhão de indenização ao YouTube

Em processo aberto nesta terça-feira, a Viacom acusa o site de vídeos de violar deliberadamente seus direitos autorais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h17.

O grupo de comunicação Viacom, que dirige, entre outros grandes negócios, a MTV e o estúdio de cinema Paramount, iniciou um processo nesta terça-feira (13/3) contra o YouTube, maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Na ação, a Viacom exige 1 bilhão de dólares em indenizações, e acusa do site, comprado no ano passado pelo Google, de "desrepeito maciço e intencional dos direitos autorais da Viacom".

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o processo foi apresentado a uma corte distrital de Nova York. O documento também exige que o Google e o YouTube sejam proibidos de veicular conteúdos de propriedade da Viacom. Para se ter uma idéia do eventual impacto da medida, os advogados do grupo de comunicação alegam que o YouTube possui cerca de 160.000 conteúdos não autorizados, que foram visitados mais de 1,5 bilhão de vezes.

Em nota divulgada à imprensa, a Viacom afirma que " o YouTube é uma importante e lucrativa empresa que construiu seu modelo de negócios explorando a devoção de fãs pelo trabalho criativo de outro autores(...). Seu modelo é claramente ilegal e está em conflito com as leis de copyright".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital