Tecnologia

Venezuelano será novo reitor do MIT

Rafael Reif teve papel importante na maior parte das iniciativas conduzidas pelo MIT nos últimos anos

Reif é um dos principais responsáveis pelo atual equilíbrio orçamentário do instituto (Dominick Reuter/Divulgação)

Reif é um dos principais responsáveis pelo atual equilíbrio orçamentário do instituto (Dominick Reuter/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 12h26.

São Paulo - O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, anunciou a escolha de seu novo reitor. L. Rafael Reif, que desde 2005 era pró-reitor, será o 17º reitor do instituto, sucedendo a Susan Hockfield, que decidiu deixar o cargo após sete anos.

Nascido na Venezuela, Reif teve papel importante na maior parte das iniciativas conduzidas pelo MIT nos últimos anos que consolidaram a instituição como uma das líderes mundiais no ensino superior e em pesquisa. É também um dos principais responsáveis pelo atual equilíbrio orçamentário do instituto.

“Como o principal executivo acadêmico do MIT desde 2005, Reif liderou a implementação da estratégia que permitiu ao instituto enfrentar a crise financeira global, direcionou o crescimento da estratégia de internacionalização e promoveu o desenvolvimento de um centro de inovação adjacente ao MIT na Kendall Square [em Cambridge]”, destacou o MIT em comunicado.

“Reif também esteve à frente da nova iniciativa de aprendizado on-line do MIT, com a formação da edX, parceria recentemente anunciada entre o instituto e a Universidade Harvard que tem como objetivo enriquecer a educação de um grande número de pessoas em todo o mundo.”

Reif, que visitou a FAPESP em 2009, integra o quadro acadêmico do MIT desde 1980 e é professor de Tecnologias Emergentes no Departamento de Engenharia Elétrica e de Ciência da Computação.


“Estou muito honrado em ser eleito reitor do MIT. O impacto do instituto em minha vida – em como penso, como compreendo o mundo e como alinho minhas aspirações pessoais com as responsabilidades de meu trabalho – tem sido profundo”, disse Reif.

Reif é o filho mais novo de imigrantes do Leste Europeu que chegaram à América do Sul no fim da década de 1930. Seus pais passaram pelo Equador e Colômbia, antes de se fixarem na Venezuela.

Reif nasceu em Maracaibo e aos 9 anos se mudou com a família para Caracas. Graduou-se em engenharia elétrica na Universidade de Carabobo, em 1973. Após um ano como professor assistente na Universidade Simón Bolívar, seguiu para os Estados Unidos.

Fez mestrado e doutorado na Universidade Stanford. Em 1980, ingressou no MIT como professor assistente de engenharia elétrica. Foi promovido a professor associado em 1983 e tornou-se professor titular em 1988. De 1990 a 1990, foi diretor dos Laboratórios de Tecnologias em Microssistemas. Em seguida, liderou o Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

Pesquisador reconhecido mundialmente na área de microeletrônica, Reif é um dos pioneiros no desenvolvimento de circuitos integrados tridimensionais. Reif detém 15 patentes, editou ou coeditou cinco livros, supervisionou 38 teses de doutorado e participou de mais de 350 artigos científicos publicados.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Ensino superiorFaculdades e universidadesMIT

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs