Venda ou bloqueio: o que se sabe sobre a situação do TikTok nos EUA
Donald Trump diz que a Microsoft está de olho em comprar a operação americana do app, mas impasse pode estar longe de ter um fim


Redatora
Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 11h10.
Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 11h11.
Donald Trump assumiu a responsabilidade de criar um ambiente de permanência para a versao americana do TikTok. Segundo o presidente, a Microsoft pode ser a empresa que assuma o negócio passado o prazo de negociações, estiadopor volta de 5 de abril de 2025.
Quando abordo do Air Force One, Trump foi questionado por repórteres na noite de segunda, 28, se a Microsoft participava de discussões para adquirir a plataforma, e ele respondeu que sim. “Há um grande interesse no TikTok”, disse.
Mais cedo no mesmo dia, Trump declarou que havia conversas em andamento sobre o futuro do TikTok. “Nós vamos ter muitas pessoas fazendo lances. E se nós pudermos salvar todas essas vozes e todos esses empregos, sem a China estar envolvida, sera bom. Nós não queremos a China envolvida, mas vamos ver o que acontece”, disse em discurso.
Para impedir que as operações do TikTok continuem no país, a Casa Branca pressiona a ByteDance a vender a plataforma para uma empresa dos Estados Unidos.
No sábado, Trump disse a repórteres que deveria chegar a uma decisão sobre a venda da plataforma nos próximos 30 dias.
Uma das possibilidades analisadas pela sua administração seria passar a coleta de dados e o software do aplicativ para a Oracle, enquanto a ByteDance manteria alguns ativos da plataforma.
Outros compradores em potencial que declararam o interesse na plataforma são um grupo de investidores liderado pelo fundador do site Employer.com, Jesse Tinsley, e o bilionário Frank McCourt, ex-proprietário do Los Angeles Dodgers, junto com Kevin O’Leary, investidor do programa de televisão Shark Tank.