Tecnologia

Vem aí o acesso à internet ultra-rápido

SÃO PAULO - A empresa americana Ikanos demonstrou uma conexão para acesso à internet que oferece velocidade de 50 Mb/s no download e 28 Mb/s no upload. Isso foi feito com fios telefônicos de cobre, e não com os caros cabos de fibra óptica. O alcance é de até um quilômetro. A tecnologia empregada pela […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

SÃO PAULO - A empresa americana Ikanos demonstrou uma conexão para acesso à internet que oferece velocidade de 50 Mb/s no download e 28 Mb/s no upload. Isso foi feito com fios telefônicos de cobre, e não com os caros cabos de fibra óptica. O alcance é de até um quilômetro.

A tecnologia empregada pela Ikanos é chamada de VDSL-DMT (Very high bit-rate Digital Subscriber Line - Discrete Multi-Tone). Baseia-se no uso de radiofreqüência para transmitir dados pelo fio telefônico. Na ponta do usuário, o VDSL-DMT conecta-se a uma rede Ethernet comum. Já no lado da operadora telefônica, a conexão é com uma linha tronco de fibra óptica. O sistema tem um alto grau de compatibilidade com o ADSL.

A demonstração foi feita durante uma reunião do Comitê de VDSL. Essa organização reúne 70 empresas envolvidas com acesso rápido à internet. O Comitê deverá escolher um padrão para acesso a velocidades superiores à do ADSL comum. O VDSL-DMT é um dos candidatos mais fortes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Como funciona o alerta via SMS que a Defesa Civil de SP emitiu nesta sexta-feira, 24

Para o CEO da japonesa Epson, imprimir em papel sempre será sinônimo de alta tecnologia

Tesla faz recall de metade da frota na China por riscos à segurança

Meta removeu a checagem de fake news — mas engajamento e receita continuam altos