Tecnologia

Aplicativo transforma Land Rover em carro de controle remoto

Sistema é uma forma de auxiliar motoristas a tirarem o veículo de vagas apertadas

land rover (Divulgação)

land rover (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2015 às 09h03.

Existe uma situação que já aconteceu com qualquer motorista: ter sérios problemas para colocar ou tirar o carro de uma vaga de estacionamento, seja porque alguém parou o carro do lado de sua porta ou uma pilastra que insiste em atrapalhar a baliza.

A Jaguar Land Rover quer resolver esse problema usando um aplicativo que transforma seu veículo em um carrinho de controle remoto, controlado por meio de um smartphone convencional.

O aplicativo usa os mesmos sensores que os carros da montadora atualmente usam em seus dispositivos de estacionamento automático. Mas, ao invés de estar sentado no carro e deixar que o carro faça todo o trabalho, o aplicativo permite que motoristas controlem a direção, aceleração, freios e até as marchas, de fora do veículo.

Dessa forma, motoristas podem sair de estacionamentos apertados sem precisar entrar no veículo (e sem precisar confiar em outra pessoa para olhar se o carro irá raspar no outro).

https://youtube.com/watch?v=QjJ2wKCMq5w

Para impedir que uma pessoa resolva ficar brincando de autorama com um carro de 2 toneladas, existem algumas limitações ao sistema: o carro atinge a velocidade máxima de 6 km/h quando comandado pelo aplicativo e ele irá parar automaticamente se o motorista se afasta mais do que 10 metros do veículo. 

O aplicativo é um protótipo e deve demorar algum tempo para que a Land Rover implante o sistema em seus carros. Mas, se considerarmos que um sistema que faz um carro fazer balizas automaticamente era coisa de ficção-científica há alguns anos, não será estranho se em pouco tempo você use seu smartphone para tirar seu carro da garagem.

Fonte: Jaguar Land Rover

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFOVeículos

Mais de Tecnologia

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Meta enfrenta novos desafios regulatórios na União Europeia com serviço de assinatura

Pacientes se consultam com hologramas em hospital no Texas

Mais na Exame