Tecnologia

Uber testa novo serviço com múltiplas paradas e preço fixo

Novidade é mais uma tentativa da companhia se recuperar do impacto do novo coronavírus em seus negócios

Uber: aplicativo de transporte está testando novidade para diminuir contágio (Peter Summers / Correspondente/Getty Images)

Uber: aplicativo de transporte está testando novidade para diminuir contágio (Peter Summers / Correspondente/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 1 de junho de 2020 às 20h07.

A Uber está testando um novo recurso para o seu serviço de transporte por aplicativo. A ideia é permitir o agendamento de viagens com múltiplas paradas e preço fixo. Chamada de Uber Hourly, a novidade foi testada internacionalmente e chegou nesta semana aos Estados Unidos.

A iniciativa faz parte de um plano de enfrentamento da crise do novo coronavírus. A covid-19 isolou as pessoas em suas casas e, consequentemente, enfraqueceu os negócios da companhia. Com múltiplas paradas, o usuário não precisa solicitar diferentes veículos.

O funcionamento é simples. O usuário que pagar a taxa fixa de 50 dólares poderá realizar uma viagem de até 1 hora de duração (ou 40 milhas de distância) para onde desejar. Durante o percurso, ele poderá solicitar até três paradas em diferentes locais.

Os consumidores não podem solicitar viagens com início ou destino para aeroportos. Caso o tempo ou a distância seja extrapolada, o usuário deverá arcar com uma taxa extra. Outra observação é que os custos de pedágios e balsas deverão ser arcados pelo próprio usuário que solicitou a corrida.

A novidade começou a ser testada fora dos Estados Unidos, em mercados como África, Europa, Oriente Médio e Oceania. O recurso chega de forma oficial – ainda que continue em fase de testes – para 12 cidades americanas e a expectativa é de que este número aumente nas próximas semanas. Sobre o Brasil, não há previsão.

Esta é uma tentativa para a companhia americana tentar se recuperar financeiramente. A empresa teve prejuízo de 2,9 bilhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, a maior nos últimos três trimestres. Mais de 3.700 funcionários foram demitidos.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusTransportesUber

Mais de Tecnologia

Redmi Note 13 Pro: preço, detalhes e ficha técnica

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Mais na Exame