Serviço de viagens do Uber: novas opções incluem até mesmo ônibus fretado para festas (Germano Lüders/Exame)
A Uber tem uma nova lista de metas para o seu negócio. Segundo o que a empresa anunciou durante o evento global de produtos Go Get 2022, que ocorreu no início da semana, o foco principal daqui para a frente é ampliar a oferta de serviços de transporte, atraindo diferentes tipos de motoristas e clientes.
Para começar, em julho, o app deve iniciar os testes de algumas novas opções de viagens. A maioria delas dão conta de categorias de veículos atualmente estão fora do app, incluindo carros elétricos, ônibus e vans.
A companhia também ensaia estabelecer uma nova relação com os motoristas com a intensão de manter o número de cadastrados estável.
Em uma recente teleconferência de resultados com os investidores, a Uber disse que os motoristas que ingressam ou retornam à plataforma aumentaram 121% ano a ano em abril.
A divulgação do número foi uma forma da Uber tranquilizar o mercado e frear a venda de ações que ocorreram depois que a Lyft previu um ano difícil à frente, e no qual precisaria investir pesadamente em incentivos aos motoristas.
Ainda assim, uma análise da RBC Capital Markets, divulgada pelo Financial Times, sugere que o aumento dos custos de combustível está pesando muito na oferta de motoristas, apesar dos esforços da empresa para compensar parte do custo.
Logo, faz sentido aumentar a oferta de serviços para diversificar a operação. Confira abaixo a lista completa da nova cesta de serviços da Uber, que começam a ser lançados a partir dos EUA, mas que ainda não possuem previsão para chegar no Brasil.
Com o recurso Uber Travel a ideia é se locomover quando se está fora da cidade de origem. Os passageiros interessados podem vincular o perfil do Gmail às suas contas Uber, permitindo que a plataforma tenha acesso a dados como reserva de voo e hotel. Até sugestão de restaurantes o app pode oferecer a partir disso.
Segundo a empresa, a pessoa pode agendar viagens para cada um desses eventos, e a Uber devolverá 10% em Uber Cash.
O Uber Travel está disponível desde segunda-feira, nos EUA. O Canadá passa a oferecer a novidade dentro de algumas semanas.
No Reino Unido esse recurso será um pouco diferente. A Uber fará um teste dando aos usuários a opção de reservar trens, ônibus e aluguel de carros, a partir deste mês.
O Uber Charter, que está sendo lançado nos EUA, é uma parceria com a US Coachways, um serviço de ônibus nacional, que permite que os passageiros reservem veículos grandes como ônibus e vans diretamente pelo aplicativo Uber.
Um dos benefícios para o usuário é que será possível organizar o transporte de grupos de pessoas — como numa festa, por exemplo.
O Uber Vouchers pode ser útil em casamentos e outros eventos. É um serviço que estava disponível para empresas, mas agora qualquer pessoa poderá usar.
O Uber Green permite solicitar uma viagem em um veículo híbrido ou elétrico. O recurso já existe há algum tempo em algumas cidades, mas a nova opção "Comfort Electric" permite especificamente solicitar uma carona em um "EV premium", tipo um Tesla.
A atualização está disponível em Los Angeles, San Francisco, San Diego e Dubai.
Já para os motoristas que utilizam veículos elétricos, a Uber está lançando o mapa de carregamento. A ferramenta mostra os carregadores de veículos elétricos mais próximos, suas velocidades de carregamento e navegação para chegar lá —isso deve facilitar para os motoristas recarregarem seus carros durante o turno, por exemplo.
Além disso, o EV Hub fornece aos motoristas informações sobre incentivos estaduais e federais para mudar para EVs, descontos para determinados EVs e uma ferramenta de comparação de custos.
A Uber anda investindo nas entregas autônomas (ou seja, sem necessidade de humanos entregando a comida). Para isso, firmou parceria com a startup de entrega por meio de robôs Serve Robotics e a empresa de tecnologia de veículos autônomos Motional.
A novidade começará a funcionar de maneira piloto (teste), com poucos entregadores remotos em West Hollywood e Santa Monica, Los Angeles (EUA).
Ao integrar o Google Assistente à plataforma Uber Eats, os clientes poderão fazer os pedidos através de comando de voz.
Basta dizer "OK Google" e pedir ao telefone para pedir uma refeição em um restaurante no aplicativo.
O recurso está disponível em inglês em todo o mundo.