Tecnologia

Threads aposta em podcasts para crescer frente ao X, antigo Twitter

Meta lança ferramentas para destacar podcasts no Threads e tenta atrair parte da audiência dispersa entre Spotify, YouTube e redes sociais concorrentes

A Meta disse ao TechCrunch não ter planos para se tornar uma plataforma de distribuição de podcasts (	LOIC VENANCE/Getty Images)

A Meta disse ao TechCrunch não ter planos para se tornar uma plataforma de distribuição de podcasts ( LOIC VENANCE/Getty Images)

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 10h59.

A Meta anunciou nesta terça-feira, 11, que o Threads, sua rede social rival do X (antigo Twitter), vai priorizar a comunidade de podcasters em sua próxima fase de expansão. Para isso, a empresa liberará, inicialmente, recursos para destacar links de programas no feed e facilitar a divulgação e o engajamento com ouvintes.

Com a iniciativa, a Meta mira atrair as conversas que giram em torno de podcasts, hoje pulverizadas entre redes como X, Reddit, Facebook e Instagram – estas últimas também da Meta –, além de YouTube e Spotify, que desde 2024 permite comentários.

Entre as novidades, o Threads começará a exibir links de podcasts com fundo colorido e miniaturas de imagem (thumbnails), facilitando sua visualização na linha do tempo. Criadores terão ainda uma seção fixa no perfil para incluir o link principal do seu programa.

Segundo a Meta, o objetivo é ajudar os podcasters a promoverem seus conteúdos e ampliarem o público, oferecendo futuramente mais dados sobre o impacto das conversas em torno dos episódios. A empresa também planeja desenvolver mecanismos de descoberta de novos programas, conectando ouvintes e apresentadores.

No entanto, a Meta disse ao TechCrunch não ter planos para se tornar uma plataforma de distribuição de podcasts.

Com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês, 150 milhões deles diários, o Threads ainda está atrás do X, que afirma ter 600 milhões. A Meta vê a aproximação com a cultura dos podcasts como forma de estimular interações e reduzir essa diferença de alcance.

Threads como vitrine para criadores

Desde maio, o Threads vem testando recursos voltados a criadores de conteúdo. Naquele momento, a plataforma passou a permitir até cinco links em cada perfil, para divulgar outros canais como vídeos, blogs, redes sociais ou portfólios. Mais recentemente, liberou anexos de texto para postagens mais longas.

A estratégia é posicionar o Threads como espaço de visibilidade para influenciadores e produtores de conteúdo que buscam novas audiências — especialmente os que ainda dependem do X como canal primário de conversa.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaMetaThreadsTwitterPodcasts

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs