Tecnologia

Terminais de pagamento usam mesma senha desde 1986

Pesquisa mostra que uma das principais empresas fornecedoras de terminais de pagamento utiliza a mesma senha desde 1986


	Cartões de bancos: empresa americana conta com mais de 27 milhões de terminais de pagamento
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Cartões de bancos: empresa americana conta com mais de 27 milhões de terminais de pagamento (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 22h25.

Durante a RSA, conferência de segurança da informação e criptografia que acontece em São Francisco, os pesquisadores David Byrne e Charles Hendersoni, da consultoria Bishop Fox, revelaram que uma das principais empresas fornecedoras de terminais de pagamento utiliza a mesma senha desde 1986 e, além disso, eles destacaram que muitos dos comerciantes nunca alteraram o código.

No anúncio, os pesquisadores não divulgaram o nome da empresa que fornece as caixas registradoras para os lojistas, no entanto, revelaram a senha: 166816, que tem sido a usada como padrão há 29 anos na hora da distribuição do equipamento.

Porém, depois do comunicado, uma busca simples no Google apontou a empresa americana Verifone, distribuidora de terminais de pagamento para mais de 150 países, como a responsável pelo uso de senha padrão em diversos modelos de máquinas.

A pesquisa também constatou que nove em cada 10 comércios que recebem o equipamento permanecem com a senha, pois acreditam que o acesso é exclusivo deles.

Vale ressaltar que só a Verifone conta com mais de 27 milhões de terminais de pagamento.

Para os pesquisadores, a padronização da senha permite que fraudários tenham fácil acesso aos equipamentos e dados dos comércios. No entanto, as distribuidoras rebateram as acusações da pesquisa e afirmaram que a senha só garante acesso à alteração básica nas configurações dos terminais de pagamento.

Em comunicado oficial, a empresa admitiu fazer uso de uma senha padrão para os terminais de pagamento, porém, eles afirmaram que a sequência da senha seria Z66831, e não 166816.

A Verifone ainda ressaltou que incentiva os seus clientes a alterarem a senha do equipamento e que, inclusive, os novos terminais já disponibilizam o recurso de expiração de código.

Vale lembrar que a conferência RSA é um grande evento anual que reúne empresas, indústrias e pesquisadores de segurança para debater más práticas e soluções para o esse setor.

Acompanhe tudo sobre:INFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?