Tecnologia de realidade aumentada torna teatro mais inclusivo
Deficientes auditivos podem acompanhar peça com transcrição em tempo real por meio da realidade aumentada
Lucas Agrela
Publicado em 27 de maio de 2017 às 09h00.
Última atualização em 27 de maio de 2017 às 09h17.
São Paulo – A realidade aumentada, popularizada pelo jogo de smartphone Pokémon Go, ajuda a tornar o teatro mais inclusivo para deficientes auditivos . A peça “O Pai”, em cartaz em São Paulo, conta com uma camada de tecnologia a frente dos atores para que tudo que é dito por eles seja automaticamente transcrito em tempo real, como se fosse um filme legendado. Para isso, o público deve usar os óculos Gear VR, da Samsung, entregues na entrada do espetáculo.
É por meio do smartphone, localizado dentro do Gear VR, que vemos a peça. Apesar de ele ficar na frente de nossos olhos, vemos tudo através da câmera--mas já com as legendas que facilitam a compreensão do espetáculo.
A tecnologia usada na peça atualmente foi desenvolvida pela Samsung no Brasil e faz parte do projeto chamado “Teatro para Todos os Ouvidos”. Andrea Mello, diretora de marketing da empresa, conta que houve um levantamento com deficientes auditivos sobre a experiência de ir ao teatro no qual descobriu-se que existia uma dificuldade de acompanhar a peça com tradução simultânea para a linguagem brasileira de sinais (Libras). A legendagem no Gear VR vem para ajudar a resolver essa questão.
“Esse projeto reforça a visão da marca, que é oferecer para as pessoas a descoberta de novas possibilidades através da tecnologia”, declarou Mello a EXAME.com.
Fulvio Stefanini, protagonista da peça, na qual interpreta um idoso com problemas de memória, conta que a adoção da tecnologia é algo sem precedentes que pode ajudar o público a aproveitar mais a peça de teatro. “A história dos óculos é maravilhosa, porque ela inclui as pessoas. É uma tecnologia que poderia ser instalada em diversos segmentos. Tudo vai ficando menor e mais avançado, é maravilhoso. Gostaria de ver essa tecnologia em mais peças ”, afirmou Stefanini a EXAME.com.
A imagem da peça através dos óculos ainda não é perfeita e há um delay entre o que é dito e o que aparece escrito nos óculos Gear VR, mas ainda assim a tecnologia aplicada desta forma no teatro é algo novo—e que deve acontecer com outros espetáculos no futuro.
"O Pai" estará em cartaz no teatro Fernando Torres nos meses de junho e julho.
O Gear VR é um aparelho compatível apenas com smartphones da Samsung das linhas Galaxy S e Galaxy Note. A experiência oferecida no teatro não funciona em aplicativos que podem ser baixados na loja online da Samsung. Porém, é possível ver fotos em 360 graus de vários lugares do mundo com o Facebook 360 ou tentar superar o seu medo de altura com o app Be Fearless.