Tecnologia

Steve Ballmer confirma lançamento do Windows 8 em 2012

Novo sistema operacional será voltado para computadores e tablets, segundo o site da empresa

Ballmer diz que o Windows 8 funcionará com processadores ARM (Justin Sullivan/Getty Images)

Ballmer diz que o Windows 8 funcionará com processadores ARM (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 06h54.

Los Angeles - O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, confirmou nesta segunda-feira que a próxima versão do sistema operacional Windows chegará ao mercado em 2012 em edições para computadores pessoais e tablets, publicou o site da empresa.

Ballmer se referiu ao novo software como Windows 8 e antecipou que funcionará com processadores ARM, os mesmos utilizados atualmente na maioria dos tablets e smartphones.

"Sobre a próxima geração dos sistemas Windows, que sairá no ano que vem, há muito mais. À medida que avançar o ano, devem esperar ouvir muito sobre o Windows 8, tablets do Windows 8, PC, uma variedade de formatos", disse Ballmer em discurso concedido em Tóquio.

As declarações do diretor da Microsoft vão ao encontro do antecipado na feira CES de Las Vegas em janeiro, quando a companhia divulgou que o sistema operacional que substituirá o Windows 7 estará disponível em estruturas de software conhecidas como System on a Chip (SoC), com os quais trabalham Intel e AMD.

Esta tecnologia é a que se encontra por trás do florescimento dos bem-sucedidos tablets e do mercado dos smartphones, com os quais o Google - com o Android - e a Apple se lançaram ao ataque contra a Microsoft.

A companhia apresentará na terça-feira até 500 atualizações para o seu Windows Phone em um evento em Nova York.

A Microsoft lançou o Windows 7 em novembro de 2009 e espera vender este ano 350 milhões de computadores com esse sistema instalado.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPersonalidadesSteve BallmerTabletsTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site