Tecnologia

Software de Siri tem nome de assistente do Homem de Ferro

Nos filmes da Marvel, Jarvis é o assistente virtual ultra inteligente criado por Tony Stark


	Siri: Jarvis está presente em todos os aparelhos iOS equipados com a assistente pessoal Siri
 (Reprodução)

Siri: Jarvis está presente em todos os aparelhos iOS equipados com a assistente pessoal Siri (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 11h14.

São Paulo - Nos filmes da Marvel, Jarvis é o assistente virtual ultra inteligente criado por Tony Stark.

O sistema, dublado pelo ator inglês Paul Bettany, até ganha certo destaque no segundo filme dos Vingadores, Era de Ultron, recém-lançado no Brasil.

Nesse final de semana, engenheiros da Apple revelaram que, além de ajudar o Homem de Ferro a combater os maiores vilões do universo, Jarvis está presente em todos os aparelhos iOS equipados com a assistente pessoal Siri.

Durante um encontro na sede da empresa em Cupertino, Califórnia, os desenvolvedores da Apple afirmaram detalharam o funcionamento do software Apache Mesos, que equipam os que os servidores que rodam a Siri.

O programa de código aberto, desenvolvido pela Universidade de Berkeley, foi desenvolvido para melhorar a eficiência de grandes data centers de grandes sites e empresas (o Mesos é responsável, por exemplo, pelo desaparecimento da baleia que aparecia toda vez que o Twitter saia do ar.)

Entre outras tarefas, o Mesos escolhe a melhor forma de completar tarefas, considerando todos os recursos de um banco de dados.

O software também permite que engenheiros façam atualizações de serviços como a Siri como se eles estivessem fazendo a tarefa em apenas um único computador — quando, na verdade, estão mexendo com milhares de servidores.

Mas o mais incrível aconteceu no final da apresentação, quando os desenvolvedores revelaram o nome da versão que a Apple criou para o Apache Mesos: JARVIS.

O significado da sigla é praticamente igual ao sistema operacional de Tony Stark. Existe apenas uma pequena diferença na última letra.

O programa da Apple é Just A Rather Very Intelligent Scheduler (Apenas um agendador muito inteligente, em inglês) enquanto o assistente do Homem de Ferro é Just A Rather Very Intelligent System (Apenas um sistema muito inteligente).

Por isso, toda vez que você pensar em falar mal seu iPhone (que acabou de aprender português) por ele não entender o que você quis dizer com “Configurar alarme para 7:30”, lembre que ele já evitou que a Terra fosse invadida por alienígenas de Asgard. Ou quase isso.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMarvelSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Redmi Note 13 Pro: preço, detalhes e ficha técnica

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Mais na Exame