Site mostra rostos de pessoas que não existem

Inteligência artificial da Nvidia cria faces de pessoas inexistentes

São Paulo – Pode até parecer de verdade, mas as fotos que aparecem no site "thispersondoesnotexist.com" são de pessoas que, de fato, não existem. As imagens são geradas por algoritmos de inteligência artificial. A tecnologia utilizada é chamada redes adversariais gerativas, criada pela Nvidia, empresa conhecida por suas placas gráficas de computador para jogos.

Toda vez que você acessa novamente o site, uma nova foto aparece. As imagens mostram apenas os rostos das pessoas, como uma foto de perfil no LinkedIn.

O funcionamento da inteligência artificial criadora de rostos da Nvidia se baseia em dois algoritmos, que trabalham juntos. Um deles gera o rosto, enquanto o outro compara o resultado a parâmetros estabelecidos pela empresa – com o objetivo de eliminar erros. Por fim, o primeiro algoritmo gera a versão final do rosto de uma pessoa inexistente.

A tecnologia pode ser usada para mudar a forma como é feita hoje a modelagem tridimensional ou mesmo para gerar fotos de pessoas de modo a por fim em disputas judiciais por direitos de imagem em fotos usadas na internet.

O próximo passo dessa tecnologia da Nvidia é a criação de vídeos com rostos gerados por inteligência artificial.

Um vídeo, de 2017, mostra alguns dos resultados obtidos pela empresa em seu experimento. Veja-o a seguir.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.