Tecnologia

Simputer, o PC indiano popular, sai em maio

SÃO PAULO - O PC de baixo custo Simputer, da empresa indiana Encore Software, deve sair no mês de maio. Mas há no mercado quem aposte que o produto, anunciado pela companhia no último mês de dezembro, pode não vingar. Na semana passada, circularam notas pela internet dando conta que o projeto estaria indo por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

SÃO PAULO - O PC de baixo custo Simputer, da empresa indiana Encore Software, deve sair no mês de maio. Mas há no mercado quem aposte que o produto, anunciado pela companhia no último mês de dezembro, pode não vingar.

Na semana passada, circularam notas pela internet dando conta que o projeto estaria indo por água abaixo. O The Times of Índia Online, no entanto, publicou na última sexta (8/3) uma matéria onde Vinay Deshpande, o CEO da Encore, declarou que o aparelho chega às lojas em maio, pelo preço previsto de 250 rúpias (ou 12,06 reais, na cotação de ontem, dia 11/3).

O Simputer, um equipamento pouco maior do que os handhelds existentes hoje no mercado e equipado com sistema operacional baseado em Linux, foi originalmente projetado pelo Indian Institute of Science para levar a internet a zonas rurais da Índia.

Ele surgiu como um produto muito simples, onde os fazendeiros podem obter informações sobre preços de produtos ou contatar intermediários - mas, graças a empresas parceiras da Encore, ganhou novas características, como suporte a múltiplos idiomas, entradas para smart cards e cartões de acesso à web e até uma versão com tela colorida, que vai custar cerca de 300 rúpias - uns 14,5 reais.

Na entrevista ao The Times of Índia, Deshpande afirmou que a empresa espera produzir 50 mil Simputers no primeiro ano, e chegar a um número entre 300 mil e 500 mil unidades em dois anos. A Encore declarou ao jornal que já tem pedidos de pelo menos mil Simputers para empresas da área de saúde e de cooperativas bancárias, além do governo indiano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok