Tecnologia

Siemens investirá US$ 110 mi em pesquisa no Brasil

A alemã Siemens vai investir 110 milhões de dólares, até 2008, em pesquisa e desenvolvimento de aparelhos celulares no Brasil, além de ampliar a fábrica local de telefones. Há mais de um ano, a empresa produz celulares GSM em Manaus (AM), cidade que irá abrigar também o centro de pesquisas - que já recebe mais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h30.

A alemã Siemens vai investir 110 milhões de dólares, até 2008, em pesquisa e desenvolvimento de aparelhos celulares no Brasil, além de ampliar a fábrica local de telefones. Há mais de um ano, a empresa produz celulares GSM em Manaus (AM), cidade que irá abrigar também o centro de pesquisas - que já recebe mais de 50% dos 14 milhões de dólares totais destinados à pesquisa e desenvolvimento este ano.

Em visita ao Brasil, Joe Kaeser, membro da diretoria mundial da Siemens Mobile, anunciou que o plano é transformar o país em um dos centros de produção e desenvolvimento de celulares da Siemens no mundo. Será o quinto centro de pesquisa para telefonia celular da companhia. Os outros estão localizados na Alemanha, Dinamarca, China e Estados Unidos. "Nós não queremos apenas produzir no Brasil, mas também integrá-lo a esta rede global de inovação", disse Kaeser em comunicado oficial.

A ampliação da produção - que consumiu 4 milhões de dólares de investimentos, acontece com o início, a partir de 21/8, da fabricação de telefones fixos sem fio.

A estratégia da Siemens mostra que a empresa aposta no potencial de crescimento do setor de celulares na América Latina. Segundo Kaeser, a meta é chegar a 25% de participação no mercado da região e ficar entre os três principais fornecedores. Sua maior aposta, entretanto, é no crescimento da tecnologia GSM - que, de acordo com números apresentados pela Siemens, registrou expansão de 121% entre junho de 2002 a junho de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal