Tecnologia

Samsung WB850F

Avaliação do editor Airton Lopes / Criada para mandar fotos para a web, a WB805F, da Samsung, aposenta o cabo de transferência e suas funções agradam a leigos, geeks e até usuários avançados que procuram um modelo portátil. Como vem com Wi-Fi, não é preciso descarregar fotos e vídeos no PC para depois compartilhá-los. Bastam alguns […]

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 11h11.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Criada para mandar fotos para a web, a WB805F, da Samsung, aposenta o cabo de transferência e suas funções agradam a leigos, geeks e até usuários avançados que procuram um modelo portátil. Como vem com Wi-Fi, não é preciso descarregar fotos e vídeos no PC para depois compartilhá-los. Bastam alguns cliques para enviar os arquivos ao Facebook, Picasa, Youtube e Photobucket. Pode-se ainda fazer backup na nuvem, enviando o conteúdo do cartão ao SkyDrive, ou usar a conexão sem fio e transferir a um smartphone. A máquina tem um ótimo zoom de 21 vezes e controles automáticos, semiautomáticos e manuais. As imagens produzidas têm qualidade boa. Por meio do GPS, a localização fica registrada em cada foto. Outra opção legal é usar um software para baixar os mapas de um país e descobrir, no visor de LCD, os pontos de interesse de uma região. O problema é que esse conteúdo ocupa espaço no cartão de memória. Tantos recursos fazem a bateria acabar rapidamente.

Avaliação de Giovana Penatti / A versatilidade da WB805F permite que ela seja usado tanto por um leigo quanto por quem é mais entendido de fotografia. Com tamanho de compacta, ela acumula uma série de funções e ajustes automáticos, semi-automáticos e manuais que agradam fotógrafos amadores de todos os níveis.

Os modos pré-programados são divididos em Auto inteligente, PASM e Cena (Beauty Shot, Noite, Paisagem, Texto, Por Sol, Nascer sol, Luz Fundo e Praia e neve). Uma função interessante é a divertida MAGIC Plus, que permite modos variados de fotos, como Panorama, Foto 3D (visualizada em TVs 3D), Quadro mágico (adiciona molduras), Foto dividida (divide o quadro final em duas ou três partes, sendo que cada parte é fotografada em seguida da outra), PIP (o usuário seleciona a posição do quadro menor), Pincel artístico (dá efeito de pintura, desenho animado ou esboço), HDR e Criador de filme criativo.

A qualidade da imagem da WB805F poderia ser melhor e o ajuste de branco, mais refinado. Prova disso é que, dependendo da iluminação do ambiente (como em salas iluminadas por lâmpadas fluorescentes), é melhor fazer ajustes manuais para conseguir uma foto de melhor qualidade. As imagens também ficam com muito ruído a partir do ISO 400. A partir de 1600, a qualidade de imagem fica comprometida, com o que não está em foco parecendo uma pintura. O valores de ISO vão de 100 a 1200.

O zoom da lente Schneider-Kreuznach de distância focal de 23-483 mm é poderoso, de 21x. Há um pouco de distorção geométrica quando a câmera está muito próxima, mas isso não causa, no geral, um grande incômodo. Ela captura imagens de até 16 MP e o melhor ambiente para fotografar é o bem iluminado, que permite que o sensor CMOS trabalhe em perfeitas condições e obtenha as melhores reproduções de cores possíveis.

O acesso aos menus que permites ajustar as funções é simples, principalmente por conta do design da câmera. Ela tem um apoio para mão do lado direito, que a deixa firme na mão enquanto o usuário mexe nos botões com o polegar. Todos estão ao alcance do dedo e não é difícil de encontrar a configuração desejada. O problema é que há muitas opções, o que pode confundir.

Ainda falando dos aspectos físicos, para garantir o tamanho compacto, o flash é retrátil e fica “escondido” dentro da câmera. Quando precisa ser utilizado, “pula” pra fora.

A tela para visualização é AMOLED de 3”. A qualidade das imagens que ela mostra é excelente e o brilho forte permite que sejam visualizadas sem problemas até em ambientes muito claros, como ao ar livre em um dia ensolarado. Outra vantagem é que contraste, gama e nitidez podem ser ajustados para uma melhor visualização.

Quanto ao vídeo, a câmera grava em Full HD. A velocidade pode ser alterada em uma alavanca que fica junto do botão dedicado para essa função: 480 fps, 240 fps e 30 fps. A captação de áudio tem redução de ruído, o que ajuda muito na qualidade quando há vento no local, mas a localização do microfone não é tão boa. Fica no canto esquerdo e, se preferir segurar a câmera com as duas mãos, há grandes chances de ele ser tampado. A saída de vídeo é microHDMI.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ynZ9piE7IAY&w=650&h=366]

Duas funções da WB805F se destacam e dão a maior graça para a câmera: o GPS e o Wi-Fi.

Começando pelo GPS, além de marcar localização da foto no mundo, ele encontra pontos de interesse próximos. Também é possível criar um novo marco no local e até utilizar a câmera para navegação com o download de mapas. Ela também tem uma bússola digital, para garantir que está no caminho certo.

Já o Wi-Fi permite exportar as imagens diretamente para redes sociais (Facebook, Picasa e Youtube), enviá-las por e-mail, para um smartphone ou para o SkyDrive (armazenamento em nuvem). Também dá para utilizar a câmera remotamente com o auxílio do app Remote Viewfinder, que permite ver o que a câmera está focando. É útil para auto-retratos, por exemplo.

Ficha técnica

Pixels efetivos16,2 MP
Zoom óptico 21x (23 a 483 mm)
Filmagem1.080p
LCD3"
Peso250 g

Avaliação técnica

PrósMuitos ajustes e efeitos; bom zoom óptico de 21x; troca de arquivos pelo Wi-Fi
ContrasAjustes automáticos poderiam ser melhores
ConclusãoAgrada vários perfis de usuários, dos avançados aos fotógrafos casuais, com destaque para os recursos extras
Imagem7,4
Objetiva9,0
Visor8,1
Recursos8,6
Design7,9
Média8.1
PreçoR$ 1499
Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisSamsung

Mais de Tecnologia

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa

Brasileiros criam startup para migrar tuítes antigos para o Bluesky

Google pode ter que vender Chrome para reduzir monopólio no mercado de buscas; entenda