Tecnologia

Samsung lança óculos de realidade virtual; veja preço

Aparelho funciona em conjunto com smartphones da marca

Gear VR: visão equivalente à de uma tela de 75 polegadas (Andrew Burton / Getty Images)

Gear VR: visão equivalente à de uma tela de 75 polegadas (Andrew Burton / Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 13h45.

São Paulo – A Samsung inicia nesta semana a venda do seu aparelho de realidade virtual chamado Gear VR. Sem nenhuma tela, o acessório funciona em conjunto com um número limitado de smartphones da marca: Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, S6 e S6 edge – os mais caros no portfólio de produtos da empresa.

O Gear VR é um produto criado em parceria com a Oculus VR, responsável pelo Oculus Rift, óculos de realidade virtual completo que funciona em conjunto com um computador. EXAME.com apurou que o Gear VR foi lançado como uma forma da empresa baratear o custo da realidade virtual. Por exemplo, para utilizar o Rift, é preciso de um computador com componentes de ponta que o fazem custar cerca de 1.500 dólares.

Mais de 150 aplicativos estão disponíveis para o headset da Samsung, entre vídeos e jogos. A empresa acredita que a tecnologia também tenha aplicações em áreas como vendas e educação.

O aparelho, que sai por 799 reais no Brasil, e está à venda nas lojas da Samsung no país.

Experiência de uso

EXAME.com pode usar o Gear VR para ver vídeos promocionais do filme Perdido em Marte. A experiência de uso, quando combinada a fones de ouvido, é imersiva, apesar de o fato de não poder ver seu próprio corpo dentro do vídeo fazer falta. 

É inevitável dar um giro na cadeira para que os sensores do smartphone mostrem a cena em 360º. Poucos pixels puderam ser vistos graças à tela Quad HD dos smartphones. Todos os aparelhos compatíveis têm tecnologia Super Amoled, uma matriz ativa de pontos orgânicos que se iluminam com as cores necessárias conforme a cena é exibida. Isso ajuda a melhorar a taxa de contraste dos vídeos vistos com o Gear VR.

O produto funciona, apesar de precisar de um smartphone de, ao menos, 2 mil reais para isso. A Samsung disse ter boas expectativas para as vendas do Gear VR, mas não informou números. 

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesVídeos

Mais de Tecnologia

Executivos TI ganharam protagonismo entre os pares e agora ampliam funções em empresas, diz estudo

Google aposta em assinaturas para impulsionar crescimento e competir com Apple

Suécia recomenda que crianças menores de 2 anos não tenham acesso às telas

CEO do Telegram se pronuncia após prisão e defende que plataforma não é "anárquica"

Mais na Exame