Tecnologia

Samsung lança Galaxy S9 e S9+ com novos recursos para câmera

Apresentação foi feita neste domingo na Mobile World Congress (MWC), a maior feira mundial de celulares que acontece em Barcelona, na Espanha

Novos Galaxy: recursos na câmera (Samsung/Divulgação)

Novos Galaxy: recursos na câmera (Samsung/Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 25 de fevereiro de 2018 às 18h04.

Última atualização em 27 de março de 2018 às 10h15.

São Paulo -- A Samsung anunciou hoje o lançamento do Galaxy S9 e do Galaxy S9+.  O grande diferencial da nova geração de smartphones é a câmera traseira, que conta com novos recursos inteligentes.

A câmera principal produz imagens em 12 megapixels e tem abertura variável (f/1.5 – f/2.4). Essa característica, encontrada em câmeras profissionais, permite automaticamente a entrada de mais luz quando o ambiente está escuro e de menos luz quando o ambiente está muito claro, resultando em imagens mais nítidas em ambos cenários. A câmera frontal produz fotografias em 8 megapixels.

Um dos recursos que chama a atenção nos aparelhos é a possibilidade de usar emojis criados a partir da expressão facial do usuário. De acordo com a Samsung, o emoji dos novos Galaxies "usa um algoritmo de inteligência artificial que analisa a imagem 2D e mapeia mais de 100 recursos faciais para criar um modelo 3D que reflete e imita expressões como piscadelas e acenos". O recurso, que leva o nome de AR Emoji, é parecido com o que a Apple disponibilizou no iPhone X, batizado de Animoji.

A tecnologia de realidade aumentada também permite que usuários usem a câmera do celular em tarefas como a tradução de um texto em língua estrangeira. Ao apontar a câmera para uma placa, por exemplo, a Bixby, assistente pessoal da Samsung, apresenta a ele o texto traduzido–algo semelhante já é feito pelo aplicativo do Google Tradutor. Com o mesmo recurso, segundo a empresa, será possível converter moedas, ter informações sobre os arredores, "comprar produtos vistos no mundo real e acompanhar suas calorias ao longo do dia."

Outro recurso, chamado de Super Slow-motion, consegue fazer vídeos em câmera lenta, com a captura de 960 quadros por segundo. Smartphones que filmam em câmera lenta normalmente captam 240 quadros por segundo. Porém, quem tem um Sony Xperia XZ já consegue gravar vídeos em 960 fps.

Um diferencial interessante do Galaxy S9 é que o usuário pode converter o vídeo em um GIF ou incluir uma música de fundo no vídeo. Segundo informações do site oficial da empresa, 0,2 segundo podem se transformar em uma captura em câmera lenta com duração de 6 segundos.

As telas dos novos Galaxies seguem o padrão adotado pela Samsung no ano passado, com o lançamento do Galaxy S8. O conceito de display infinito permanece. A proposta é oferecer uma tela que ocupa a maior parte da frente do aparelho. Com isso, o sensor de impressões digitais foi colocado na parte traseira, logo abaixo da câmera–seguindo o design do Galaxy A8 e corrigindo um dos principais pontos de crítica do S8.

O Galaxy S9 tem tela Quad HD+ (superior ao Full HD e inferior ao 4K) de 5,8 polegadas, enquanto o Galaxy S9+ tem display de 6,4 polegadas. As diferenças dos aparelhos também abrangem a câmera traseira dupla no S9+ e a maior capacidade da bateria da versão maior do smartphone da Samsung (são 3.500 mAh no S9+ e 3.000 mAh no S9).

Os dois aparelhos também têm reconhecimento facial para desbloqueios e recursos para o uso simultâneo de dois aplicativos. Para aumentar a segurança da autenticação biométrica, o Galaxy S9, assim como o S9+ tem um novo uso combinado de sensores de reconhecimento facial e scanner e íris. Chamado Intelligent Scan, o novo método de desbloqueio promete oferecer precisão na identificação do usuário.

As vendas do Galaxy S9 e do Galaxy S9+ devem começar no dia 16 de março em mercados selecionados. No Brasil, ainda não há uma data de lançamento–mas eles devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano. Os preços também não foram divulgados.

Confira a ficha técnica do Galaxy S9 e S9+ a seguir:

Galaxy S9Galaxy S9+
Sistema operacionalAndroid 8 (Oreo)
Dimensões147,7 mm x 68,7 mm x 8,5 mm, 163 g158,1 mm x 73,8 mm x 8,5 mm, 189 g
Tela5,8 polegadas, Quad HD, 18:5:96,2 polegadas, Quad HD, 18:5:9
CâmeraTraseira, de 12 MP; Frontal, de 8 MPTraseira, de 12 MP; Frontal, de 8 MP
Processador10nm, 64 bits, processador Octa-core (2,7 GHz Quad + 1,7 GHz Quad)10nm, 64 bits, processador Octa-core (2,8 GHz Quad + 1,7 GHz Quad)
Bateria3.000mAh3.500mAh
CoresPreto, cinza, azul e ultravioletaPreto, cinza, azul e ultravioleta
Acompanhe tudo sobre:GalaxyLançamentosMobile World CongressSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa

Brasileiros criam startup para migrar tuítes antigos para o Bluesky

Google pode ter que vender Chrome para reduzir monopólio no mercado de buscas; entenda