Tecnologia

Samsung e Apple vão superar reinado da Nokia nos smartphones

As empresas Gartner e Canalys estimam que a Nokia, que criou o mercado de smartphones em 1996 com o lançamento do modelo Communicator, vai perder a liderança neste ano

No próximo trimestre, analistas da  Nomura estimam que a Apple vá superar a Nokia (Jens Koch/Getty Images)

No próximo trimestre, analistas da Nomura estimam que a Apple vá superar a Nokia (Jens Koch/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2011 às 12h42.

Helsinque - A Samsung Electronics vai se tornar a maior produtora de celulares inteligentes do mundo neste trimestre, superando a Nokia, que tem liderado o segmento desde 1996, afirmaram analistas da Nomura nesta segunda-feira.

No próximo trimestre, a Nomura também prevê que a Apple vá superar a Nokia, empurrando a companhia finlandesa para a terceira posição no ranking mundial.

"A Nokia parece posicionada a perder a coroa dos smartphones para a Samsung e a Apple", afirmaram analistas da Nomura. "Aumento do poder da Ásia em nossas estimativas colocam a HTC quase empatada com a Nokia durante 2012."

As empresas de pesquisa de mercado Gartner e Canalys estimam que a Nokia, que criou o mercado de smartphones em 1996 com o lançamento do modelo Communicator, vai perder a liderança em volume de smartphones este ano.

"Se os novos modelos da Nokia não forem bem recebidos no terceiro trimestre e com o Galaxy S2 avançando, a Samsung poderá superá-la e se tornar líder em smartphones no terceiro trimestre", afirmou a analista Carolina Milanesi, da Gartner.

No geral, a Nokia ainda produz mais celulares que a Samsung por causa de sua forte posição em modelos mais básicos e rede de distribuição mais ampla em mercados emergentes.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNokiaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições