Tecnologia

Samsung aposta em 1º celular com foco em empresas e aventureiros

O smartphone Galaxy XCover Pro tem construção robusta para lidar com cenários de uso extremos

Galaxy XCover Pro: smartphone da Samsung é voltado a aventureiros e empresas (Samsung/Divulgação)

Galaxy XCover Pro: smartphone da Samsung é voltado a aventureiros e empresas (Samsung/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de outubro de 2020 às 12h30.

Última atualização em 23 de outubro de 2020 às 15h25.

A sul-coreana Samsung aposta hoje em um novo segmento de mercado: smartphones para empresas e aventureiros. O primeiro produto da empresa para esses públicos é chamado Galaxy XCover Pro e conta com construção robusta para encarar o dia a dia em situações adversas. Por isso, ele é resistente à água e à poeira, segundo a certificação IP68, e tem corpo construído em policarbonato, com bateria removível e tela revestida com proteção Gorilla Glass, da fabricante de vidros resistentes Corning.

O Galaxy XCover Pro conta, também, com leitor de códigos de barras, sensor de reconhecimento facial e leitor de impressões digitais. A segurança digital é garantida pela Samsung por meio do Knox, uma área criptografada do smartphone, também disponível em celulares Galaxy voltados ao mercado de consumo.

Galaxy-XCover-Pro-Retail-SCANDIT2

(Samsung/Divulgação)

Por dentro, o dispositivo tem o processador Exynos 9611 octa-core, que é da própria Samsung, 4 GB de RAM e 64 GB de memória para aplicativos, arquivos e fotos. Sua bateria tem capacidade de 4.050 mAh, assim como em outros dispositivos da Samsung. Além disso, o aparelho conta com câmera frontal de 13 megapixels e câmera traseira dupla, com 15 megapixels e 8 megapixels.

Luiz Fernando Sima, gerente de marketing da Samsung, afirma que o smartphone é voltado ao público aventureiro, que pratica atividades físicas intensas na natureza. Outro público é o usuário comum de celulares nas cidades, mas que busca um aparelho mais robusto.

Smartphone-Android-Samsung-Galaxy-XCover-Pro

(Samsung/Divulgação)

Quer saber como a inovação pode ajudar o seu negócio? Faça o curso Inovação na prática.

Segundo Renato Citrini, gerente sênior de produtos da divisão de dispositivos móveis da empresa, o Galaxy XCover Pro tem construção ao redor da tela de 6,3 polegadas (cuja resolução é Full HD) com um relevo adicional para proteger contra quedas que poderiam levar o display ao estilhaçamento, o que reforça a vocação do aparelho para ser o smartphone de pessoas que trabalham em condições adversas -- ou praticam escaladas ou trilhas intensas.

Parceria com a Microsoft

O novo smartphone da Samsung tem uma parceria com a Microsoft. Por conta disso, ele possui a função walkie-talkie, que permite iniciar uma conversa rapidamente no aplicativo Microsoft Teams, rival do Zoom Video Communications e do Google Meet. O smartphone possui botão físico dedicado para o acionamento da função de walkie-talkie. Vale notar que o botão é programável, ou seja, pode assumir funções diferentes conforme o interesse do usuário.

Preço e disponibilidade

O novo Galaxy XCover Pro será vendido em redes de varejo a partir de 27 de outubro com um preço promocional que vai durar até 30 de novembro: 2.799 reais. Depois, o preço vai para 3.199 reais.

Mercado e concorrência

Líder de mercado segundo a consultoria IDC, a Samsung entra no novo segmento de smartphones sem um concorrente direto.

No passado, a Motorola lá teve um smartphone topo de linha para pessoas estabanadas ou que trabalham em situações adversas, o Moto Z2 Force, cuja tela era “inquebrável” -- e se provou realmente resistente em nossos testes. O aparelho de 2017 foi o único a contar com a tecnologia para o mercado de consumo.

Smartphones da LG também contam com certificações militares, mas nenhum deles tem configuração semelhante ao do XCover Pro até o momento.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesdicas-de-viagemGalaxySamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA