Tecnologia

Saiu o SuSE Linux 8.0

SÃO PAULO - Depois de seis meses de desenvolvimento, a SuSE liberou a versão final 8.0 de seus sistema operacional Linux. A empresa promente que a nova versão é mais uniforme e está mais fácil de usar - principalmente no que diz respeito à sua instalação. De acordo com a SuSE, bastam 15 minutos - […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

SÃO PAULO - Depois de seis meses de desenvolvimento, a SuSE liberou a versão final 8.0 de seus sistema operacional Linux. A empresa promente que a nova versão é mais uniforme e está mais fácil de usar - principalmente no que diz respeito à sua instalação.

De acordo com a SuSE, bastam 15 minutos - e alguns poucos cliques - para ter o sistema operacional instalado no computador, e mais "alguns outros poucos minutos" para configurá-lo e deixá-lo pronto para o uso. Com a ferramenta YaST2, ainda, o usuário pode alterar manualmente todas as sugestões de instalação do programa durante o processo. Esta mesma ferramenta funciona como um gerenciador de todos os programas do sistema, como administração do usuário, acesso à internet e instalação em redes, por exemplo.

O SuSE 8.0 traz o novo ambiente gráfico KDE 3.0, com direito a Quickmenu para acesso direto aos dados, programas e utilitários usados com maior freqüência. Outra característica é que todos os aplicativos desenvolvidos para este ambiente agora trazem a letra "k" no início de seus nomes, o que significa que eles têm o mesmo visual e funcionamento do KDE, e estão mais fáceis de usar - exemplos são o Konqueror, o KOffice, o programa para acesso discado à web KInternet e o editor de fotos Kooka.

A versão do StarOffice que acompanha o pacote é a 5.2 - que traz, entre outros aplicativos, processador de texto, planilha eletrônica, programa para criação de apresentações, programa de e-mail, banco de dados, editor de HTML, agenda, ferramenta para desenho e um editor de imagens. O novo SuSE ainda traz um pacotão de games; um programa, baseado no Gnome e batizado de gphoto, para a transferência e organização de fotos digitais; o processador de imagens profissionais GIMP; e um pacote de aplicativos para multimídia.

No site da SuSE, o Linux 8.0 sai por 79,95 dólares, a versão Professional; a versão Personal sai por 39,95 dólares; e o update para usuários de versões anteriores sai por 49,95 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Trump pode intensificar bloqueio a Huawei e ampliar liderança dos EUA em 5G e 6G, diz Eurasia Group

74,5% do brasileiros jogam videogames com frequência — e classe C está mais incluída no consumo

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro