Tecnologia

Saiu o Mozilla 1.0, finalmente

SÃO PAULO - Foi liberada a versão 1.0 do navegador Mozilla, depois de quatro anos de desenvolvimento. A versão disponível agora para download é uma versão de teste, ou seja, a organização já avisou que não prestará suporte ao usuário final. O pacote de código aberto, construído com a colaboração de milhares de programadores e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - Foi liberada a versão 1.0 do navegador Mozilla, depois de quatro anos de desenvolvimento. A versão disponível agora para download é uma versão de teste, ou seja, a organização já avisou que não prestará suporte ao usuário final.

O pacote de código aberto, construído com a colaboração de milhares de programadores e beta testers, inclui browser, aplicativo de e-mail e cliente para chat, e chega em versões para Linux, Windows e Mac. Seu componente-chave é o mecanismo de exibição de páginas Gecko, que também está presente na mais nova versão do navegador Netscape, a 7.0.

Além de trazer estes recursos para o usuário final, o Mozilla 1.0 é também uma plataforma de desenvolvimento para aplicações baseadas em internet. Para tanto, traz diversas ferramentas, todas de código aberto - entre elas diversas bibliotecas de rede, de segurança e de criptografia e recursos para desenvolvimento em XML e Javascript.

A Mozilla.org promete lançar, em breve versões do pacote em diversos idiomas - vários deles do leste europeu, e nenhuma menção ao nosso português.

Para comemorar o lançamento depois de tantos anos de desenvolvimento, a Mozilla.org vai fazer uma megafesta em São Francisco, na Califórnia, no próximo dia 12. Quem quiser participar virtualmente, pela internet, pode se cadastrar no endereço www.schnitzer.at/mozparty/.

Para baixar o Mozilla 1.0, clique nos links da plataforma desejada:

  • Windows

  • Mac

  • Linux
  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Tecnologia

    Após repercussão no Gala, robôs movimentam o comércio cultural em Pequim

    Sony anuncia fechamento de estúdio responsável por 'God of War' e 'Shadow of The Colossus'

    LEGO aposta em peças inteligentes com som e conexão sem tela em nova coleção

    Microsoft testa armazenamento em vidro com promessa de durar 10 mil anos