Tecnologia

S4 com LTE Advanced está próximo da versão final, diz Samsung

São Paulo - A Samsung revelou duas versões de seu smartphone topo de linha Galaxy S4 com suporte às redes 4G LTE Advanced, uma evolução do 4G que permite atingir...

galaxy-s4-lte-advanced (Samsung)

galaxy-s4-lte-advanced (Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A Samsung revelou duas versões de seu smartphone topo de linha Galaxy S4 com suporte às redes 4G LTE Advanced, uma evolução do 4G que permite atingir velocidades de até 1 Gbps. Durante evento em Londres, a fabricante sul-coreana exibiu modelos do S4 com LTEa nas cores azul e vermelha.

De acordo com JK Shin, vice-presidente de mobilidade da Samsung, este deve ser o primeiro smartphone vendido comercialmente com acesso às redes móveis super velozes. Ao que tudo indica, o hardware do novo S4 será bem parecido com os dispositivos que já são vendidos, apenas com adaptações no chip de recepção de sinal móvel e, claro, no processador.

Segundo o site coreano Naver.com, a Samsung planeja embarcar o processador Snapdragom 800, da Qualcomm, um chip com arquitetura SoC (system-on-a-chip, ou "sistema no chip") que pode rodar a 2,3Ghz.

Na prática, além de permitir as conexões LTEa, o Snapdragon 800 permite rodar games complexos e vídeos com resolução 4K (quatro vezes superior ao FullHD). A estreia do S4 com LTEa este ano, no entanto, pode ser apenas uma ação de marketing da Samsung para marcar posição como empresa inovadora e “a primeira fabricante” a produzir um smartphone com LTEa.

Na prática, ainda não há perspectivas da construção de redes LTEa para uso comercial. Outro obstáculo para a popularização destes smartphones é que sua altíssima performance consumiria muita energia, o que não é um problema para dispositivos conectados à rede elétrica, como um computador de mesa, mas pode ser um grave problema para sua adoção em smartphones.

De acordo com a Samsung, no entanto, o S4 LTEa está próximo de uma versão final e, embora não revele data para vendê-lo, é provável que os primeiros exemplares deste smartphone cheguem às lojas ainda este ano.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyIndústria eletroeletrônicaINFOSamsung

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble