Roku traz ao Brasil nova Smart TV com Apple TV+, Globoplay, Deezer e mais
Empresa americana chega ao Brasil com primeiros televisores desenvolvidos em parceria com AOC para agregar serviço de streaming
Maria Eduarda Cury
Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 16h00.
Última atualização em 21 de janeiro de 2020 às 16h43.
São Paulo - Uma das pioneiras no mundo do streaming, modelo de negócios que a Netflix tornou famoso, a empresa americana de dispositivos de mídia Roku está chegando ao Brasil com a Roku TV, uma Smart TV com foco em serviços de streaming. Em parceria com a fabricante de televisores AOC , a empresa lança seu primeiro produto no Brasil nesta terça-feira (21), com mais de 5 mil canais de streaming disponíveis e preços indo de 1.199 até 1.599 reais.
Conhecida por aparelhos para streaming, chamados streaming sticks (similares ao Chromecast ou ao Amazon Firestick), a Roku escolheu fazer sua estreia no Brasil com televisões conectados, uma vez que o mercado de TV brasileiro é um dos maiores: cerca de 12 milhões de aparelhos foram vendidos apenas em 2019.
Durante o evento de lançamento do produto, o fundador da Roku Anthony Wood explicou que a empresa tem como prioridade expandir o alcance dos streamings para o público brasileiro, além de incentivar o consumo e a produção de conteúdos locais - o Globoplay, serviço de streaming da Globo , é o primeiro parceiro nacional da plataforma. Erick Brêtas, diretor geral do Globoplay, disse no evento que acredita que a parceria fará com que o conteúdo exclusivo da produtora, como a série nacional Desalma, chegue a ainda mais casas brasileiras.
Os modelos de TVs anunciados pela Roku têm 32 e 43 polegadas e custam respectivamente 1.199 e 1.599 reais. As vendas começarão em 22 de janeiro, no site da empresa. Os dois novos aparelhos contêm um controle remoto com botões para os serviços Netflix, Google Play, Deezer e Dazn.
A principal diferença dos dois modelos está na definição: enquanto a Roku TV S519 de 32 polegadas tem um painel de definição HD, a versão de 43 polegadas é Full-HD; no entanto, as duas apresentam tela de LED, frequência de 60Hz e um ângulo de visão de 178 graus. Os dois modelos também podem ser conectados ao Wi-Fi e possuem 3 entradas HDMI, além de uma entrada para USB - o que permite o uso do produto para videogames.
Entre os canais disponibilizados pela Roku, estão: Netflix , Apple TV+, Google Play, Globoplay, HBO Go, YouTube, Dazn, Vevo e outros, além de canais abertos como ABC TV, Rede Bandeirantes, MTV Brasil e mais. Para ter acesso aos canais, é necessário conectar a TV à internet e criar uma conta individual. Os serviços que pedem assinatura, porém, terão que ser adquiridos externamente - como a Netflix e o Globoplay.
As televisões começam a ser vendidas online nos sites de varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. A partir de fevereiro, os produtos chegarão a lojas físicas. A Roku e a AOC disputam um mercado dominado pela sul-coreana Samsung.Segundo dados da consultoria GfK, de janeiro a novembro de 2019, o faturamento de vendas de TVs da Samsung foi composto por 63% de televisores 4K.