Robô faz tarefas domésticas como varrer e aspirar chão

Desenvolvido por um instituto de computação cognitiva e construído pela Boston Dynamics (do Google), o robô é capaz de arrumar a casa. Veja vídeo

São Paulo – O Instituto Humano e de Computação Cognitiva da Flórida (IHMC) desenvolveu um robô que é capaz de arrumar a casa. Ele foi construído em parceria com a Boston Dynamics, braço de robôs da Alphabet (conglomerado do Google).

Um vídeo divulgado no canal do YouTube da IHMC mostra o robô realizando tarefas domésticas. Ele é capaz de varrer o chão, passar aspirador de pó e jogar garrafas de plástico fora.

O nome dele é Atlas. Ele tem um formato humanóide, com dois braços, mãos e pernas. Nada parecido com o robozinho Roomba, que é capaz de aspirar o chão da sua casa.

Graças às mãos robóticas, ele é capaz de manusear diversos objetos. No vídeo de demonstração (no final deste texto), é possível ver Atlas movendo uma cadeira, por exemplo.

 

A Boston Dynamics vem trabalhando com robôs de outro perfil. A maioria dos mostrados até agora tem um perfil quase militar. Alguns são capazes de tomar chutes e não perder o equilíbrio, por exemplo.

Devo dizer que o robô doméstico me anima mais do que os outros. Varrer o chão não é uma das minhas atividades favoritas.

Veja abaixo o vídeo do robô:

https://youtube.com/watch?v=r0qWVKcJR3w%3Fshowinfo%3D0

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.